Paulo Duque quer doação de palácio do MEC ao governo do Rio de Janeiro



O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) anunciou nesta quinta-feira (6) a apresentação do projeto de lei nº 107/07, em que propõe ao governo federal a doação ao governo do estado do Rio de Janeiro, do Palácio Gustavo Capanema, prédio pertencente ao Ministério da Educação. Segundo senador, esse é um assunto delicado e importante para o seu estado, pois o Palácio abriga várias obras de arte importantes e se encontra abandonado e em processo de deterioração.

Duque lembrou que o prédio foi projetado e construído por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, no comando de um grupo de jovens e inovadores arquitetos, que o transformaram num marco do estabelecimento da arquitetura moderna brasileira. Na época, assinalou o senador, grandes artistas também foram convocados para decorar o Palácio com painéis, tais como Portinari, Guignard, Paulo Rossi, além da construção de um terraço-jardim projetado por Burle Marx.

Após a transferência da capital para o Centro Oeste, o prédio foi abandonado. Duque disse que a sua recuperação é uma das suas iniciativas em favor do seu estado. Ele acrescentou que o prédio incorporou várias inovações, tem 27 mil m² e 16 andares.



06/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Duque quer doação de palácio do MEC ao governo do Rio de Janeiro

Paulo Duque quer um carioca no Palácio do Planalto

Paulo Duque destaca peculiaridades do Rio de Janeiro

Paulo Duque destaca diminuição progressiva da dengue no Rio de Janeiro

Paulo Duque sugere que brasileiros visitem o Monumento aos Pracinhas no Rio de Janeiro

Paulo Duque quer melhorar projeto de Cristovam