Paulo Paim homenageia as mulheres e defende aposentados



O senador Paulo Paim (PT-RS) homenageou as mulheres nesta quinta-feira (5), lembrando a sessão solene realizada pela manhã para entrega do Prêmio Bertha Lutz, que teve entre as agraciadas Cléia Carpi da Rocha - a primeira mulher a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul. O Dia Internacional da Mulher será comemorado no próximo domingo (8). Paim contou brevemente a história de vida da sua mãe, dona Itália, marcada por sacrifícios, mas também por generosidade, amor e alegria.

- Dona Itália, junto com meu pai e meus irmãos, foi o esteio seguro da minha vida. Homenagear essa mulher que trazia um olhar generoso, gestos delicados, palavras doces e um coração que transmitia muita paz foi a forma que eu encontrei de homenagear todas vocês. Sei que a vivência de cada uma de vocês são as mais diversas, mas, ao resumir o que vocês representam, surge sempre a mesma palavra: amor - disse o parlamentar.

Aposentados

Em seu pronunciamento Paim também comentou o rápido crescimento, em todo o país, do movimento dos aposentados e pensionistas e listou várias manifestações programadas para os próximos dias no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Paim defendeu o fim do voto secreto no Congresso Nacional, especialmente nos casos em que a população tem o direito de saber como estão atuando os parlamentares que elegeram. Entre esses casos estariam os projetos que beneficiam os aposentados.

O senador Augusto Botelho (PT-RR) disse, em aparte, que o voto aberto é uma medida necessária, pois, em decisões críticas, alguns parlamentares se escondem no voto secreto para agir contra a vontade da população ou para encobrir falcatruas. O senador Mário Couto (PSDB-PA) disse que a questão do reajuste das aposentadorias é uma guerra e precisa terminar logo. Em sua opinião, os aposentados estão sob "uma condenação perpétua, em que vão perdendo a vida aos poucos, sendo mortos à míngua".

- A batalha final é caminhar em direção à rampa do Palácio do Planalto e mostrar ao presidente Lula como estão vivendo os aposentados - sugeriu.



05/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim homenageia as mulheres

Paulo Paim defende aumento real para aposentados

Paulo Paim defende reajuste do salário mínimo e de aposentados em 1º de maio

Paulo Paim critica injustiça com aposentados

Paulo Paim pede por professores e aposentados

Paim defende aposentados e pensionistas do INSS