Paulo Paim saúda 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos



Primeiro a discursar em Plenário nesta segunda-feira (15), o senador Paulo Paim (PT-RS) saudou a realização da 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos , aberta também nesta segunda-feira em Brasília. O senador leu da tribuna o discurso que escreveu para a abertura do evento, à qual não pôde comparecer, pois teve de participar de reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Paim celebrou a realização do evento - que se estende até quinta-feira (18) - poucos dias depois do aniversário de 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1968.

- Porém, é preciso, com certeza, avançar mais, muito mais. As barbáries contra os povos, contra as crianças, contra as mulheres, contra a liberdade de crença e a livre orientação sexual, contra os idosos, os índios, os pobres, os negros, infelizmente, ainda permanecem - disse o senador, lembrando também as guerras, as ditaduras, a fome, a miséria e a agressão à natureza como "ações fruto da irresponsabilidade e da violência dos homens".

O senador também voltou a defender a instituição, em 10 de janeiro, do primeiro feriado internacional em defesa da vida, da dignidade, da solidariedade, da igualdade e da liberdade. Paim aproveitou para ler trechos do poema Os Estatutos do Homem, do poeta brasileiro Thiago de Mello.

Balanço

Paim também fez um pequeno balanço de suas atividades como senador em 2008. Ele informou que escolheu para quais municípios gaúchos beneficiaria com emendas ao Orçamento priorizando aqueles que ainda não tinham recebido recursos de suas emendas, os que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano e as prefeituras com políticas públicas para pessoas com deficiência, idosos, crianças, desempregados, índios e mulheres.

O senador disse que, nos seis anos de mandato, 412 dos 496 municípios gaúchos já foram contemplados com recursos de emendas de sua autoria e citou vários projetos beneficiados. O senador também destacou seus dois anos à frente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) elogiou o pronunciamento do colega.



15/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


12ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos será em 2015

Sarney comparece à IX Conferência Nacional de Direitos Humanos

São Paulo sedia 6ª Conferência Estadual de Direitos Humanos

São Paulo sedia 6ª Conferência Estadual de Direitos Humanos

Jucá destaca realização da 7ª Conferência Nacional de Direitos Humanos

Roque Grazziotin leva propostas à VI Conferência Nacional de Direitos Humanos