Pauta começa a ser liberada nesta terça, diz Tebet



O presidente do Senado, Ramez Tebet, afirmou que a partir desta terça-feira (12) a pauta de votações do Plenário deve começar a ser liberada, com o início da votação das 18 medidas provisórias (MPs) aprovadas na Câmara na semana passada e lidas em Plenário nesta segunda-feira (11).

Tebet ressaltou que as matérias estão bem discutidas e que o Senado tem conhecimento dos assuntos a serem votados. Ele acrescentou que está em entendimento com as lideranças da Casa e que as votações devem transcorrer normalmente.

O presidente do Senado lembrou que as MPs terão sempre prioridade na Casa, por sua urgência e relevância. Ele reafirmou a importância do papel do Congresso, especialmente em um momento delicado, como o de uma transição do governo, e afirmou que a instituição vem cumprindo o seu papel.

Quanto a possível mudança da data da posse do presidente da República - do dia 1o para o dia 6 de janeiro -, Tebet disse ser favorável à votação imediata da proposta de emenda constitucional (PEC) que trata do assunto. A PEC aguarda votação na Câmara. Ele voltou a afirmar que 1o de janeiro é uma data imprópria para a posse, por ser comemorada no mundo inteiro, prejudicando a vinda ao Brasil de delegações estrangeiras. Tebet acrescentou que, caso haja unanimidade sobre o assunto, a matéria pode ter tramitação especial.

- Se a PEC chegar aqui, vou reunir os líderes para ver se encontramos uma forma de votar a tempo - afirmou.

Para valer para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, a matéria tem que ser votada ainda nessa sessão legislativa, cujo encerramento está previsto para 15 de dezembro.



11/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pauta do Senado é liberada

Tebet confirma que LDO será votada nesta terça (2)

Pauta pode ser liberada com votação de seis MPs

Pauta será liberada após votação de dez MPs

Tebet vai analisar nesta terça a necessidade de um calendário de votações até o fim do ano

CE APRECIA NESTA TERÇA PAUTA DE 17 ITENS