Pavan cobra mudanças no modelo econômico



Ao citar declaração atribuída ao presidente da Coteminas, Josué Gomes da Silva - filho do vice-presidente da República José Alencar - de que o Brasil não faz parte da lista de prioridades de sua empresa, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) cobrou do governo federal mudanças na economia brasileira para que mais empresas não deixem de investir no país. Pavan informou que, dos US$ 100 milhões que a Coteminas planeja investir no futuro próximo, nenhum centavo é destinado ao Brasil.

- Algo deve estar errado em um país em que um de seus principais empresários, filho do vice-presidente da República, descarta qualquer possibilidade de investir em sua própria terra. Mais grave ainda é constatar que o senhor Josué Gomes da Silva não é uma voz isolada: como ele, vários grandes empresários brasileiros, especialmente no setor têxtil e no de calçados, estão vendo, nos investimentos no exterior, a saída para a sinuca de bico em que a política econômica do PT colocou suas empresas - afirmou Pavan.

O senador por Santa Catarina avaliou que, diferentemente do que poderia parecer, a inserção de empresas brasileiras em território estrangeiro não representa uma demonstração de força do setor produtivo brasileiro. Ao contrário, observou, as empresas estão se mudando porque não compensa mais investir no Brasil, sobretudo para as empresas exportadoras.

Pavan lembrou que o ranking de competitividade divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em setembro do ano passado detectou uma queda de oito colocações do Brasil, que era o 57º colocado e passou para a 65ª colocação, ficando atrás de países como El Salvador, Colômbia, Gana e Trinidad e Tobago.

- Devemos perder ainda mais posições na próxima divulgação, pois nada concreto está saindo dos gabinetes do Executivo para a inversão dessa tendência - lamentou Leonel Pavan.



09/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMILIA CONCLAMA TRABALHADORES A LUTAR POR MUDANÇAS NO MODELO ECONÔMICO

Requião defende 'royalties' para educação e pede mudanças no modelo econômico

GENOÍNO CRITICA MODELO ECONÔMICO QUE ORIENTA O PPA

Para debatedores na CDH, modelo econômico gera conflitos no campo

PARA BENEDITA, MODELO ECONÔMICO É O MAIOR INIMIGO DO TRABALHADOR

BID elogia modelo de desenvolvimento brasileiro durante Fórum Mundial Econômico