Pavan critica decisão do Ibama que proíbe observação de baleias em SC
O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) protestou contra instrução normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proibindo a observação de baleias-francas por turistas no litoral de Santa Catarina. Pavan considerou a medida arbitrária e criticou a justificação do Ibama, segundo a qual a observação dos cetáceos por turistas perturba o animal em seu habitat.
Pavan disse que a observação das baleias-francas nos municípios de Camboriú, Garopaba, Vila e outros, da região de Imbituba, é uma atividade rentável para a população local, integra o calendário turístico ecológico e não representa perigo para os animais.
O senador informou que, diante da proibição, uma comissão coordenada pela Secretariade Estado do Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina estará em Brasília na quarta-feira (12) para uma audiência no Ibama e com a assessoria do Ministério do Meio Ambiente, objetivando rever a proibição.
De acordo com o senador, já existe um projeto de preservação da baleia-franca em execução na região de Imbituba, considerada a melhor área de observação desses animais durante sua passagem naquela faixa litorânea, no inverno.
10/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ibama proíbe caça de javalis no Brasil
Serys comemora decisão do STF que proíbe o nepotismo
CFC RECEBE DECISÃO DO TCU QUE PROÍBE HORAS-EXTRAS EM CONTRATOS DO BNDES
Sibá comemora decisão da OMC que proíbe importação de pneus usados no Brasil
MARINA APLAUDE DECISÃO JUDICIAL QUE PROÍBE PLANTIO DE SOJA TRANSGÊNICA
Papaléo critica pressa em dividir o Ibama