PFL quer inserir reforma política na pauta da convocação extraordinária



O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), reivindicou nesta quarta-feira (2) o apoio dos líderes partidários, especialmente o do PT, senador Tião Viana (AC), ao pleito de inclusão da proposta de reforma política na pauta da convocação extraordinária do Congresso Nacional. É por reconhecer a importância da matéria, já aprovada pelo Senado e em tramitação há mais de um ano na Câmara, que o Partido da Frente Liberal cobra sua inclusão na agenda de votações do período extraordinário, conforme explicou.

Além de registrar sua preocupação com a ausência dessa proposta na pauta de julho, José Agripino queixou-se de que o Congresso não teria sido convidado a negociar seus respectivos itens, definidos pelo Poder Executivo. Essa situação levou o senador pefelista a indagar -qual é a do PT?-. O líder pefelista relembrou a parceria mantida entre o PFL e o Partido dos Trabalhadores durante a discussão da reforma política no Senado, mas estranhou a falta de empenho da legenda para concluir sua votação.

Apesar desse contratempo, Agripino vislumbrou um certo prestígio da matéria entre o governo, dizendo-se -surpreendido e gratificado- ao ver a Câmara realizar um seminário e promover um lançamento de livro sobre a reforma política. -Se a reforma política é de fato tão importante, por que é que não se vota?-, questionou.

Dentre as principais mudanças contempladas pela proposta, o senador pelo Rio Grande do Norte destacou o financiamento público de campanha; a elaboração de listas fechadas; a fidelidade partidária, que exige uma filiação mínima de quatro anos para registro de candidatura; e a cláusula de desempenho, que exige do partido representação nacional para ter acesso ao fundo partidário e a tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV.



02/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana apóia inclusão da reforma política na convocação extraordinária

Presidente amplia pauta da convocação extraordinária

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR NA PAUTA DA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Subcomissão de Segurança define pauta da convocação extraordinária

Pauta da convocação extraordinária deve ser anunciada na segunda

MARINA SILVA CRITICA PAUTA DA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA