Pimentel quer acelerar tramitação de propostas que regulamentam trabalho doméstico



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deverá elaborar um substitutivo englobando as propostas que tramitam no Senado e tratam de desoneração ou de regulamentação dos direitos dos empregados domésticos. Em pronunciamento nesta segunda-feira (1), o senador José Pimentel (PT-CE) fez apelo nesse sentido ao presidente da Comissão, Vital do Rego (PMDB-PB).

- A iniciativa acelera o processo de regulamentação e evita a aprovação de matérias contraditórias – explicou Pimentel.

O apelo recebeu resposta favorável ainda em Plenário. Vital do Rego disse que já está sendo feito um levantamento dos projetos, que deverão ser relatados pelo próprio Pimentel. Do trabalho, explicou o presidente da CCJ, resultará maior tranquilidade para patrões e empregados, “até que ocorra a acomodação” do mercado de trabalho.

José Pimentel disse também que governo e Senado devem se preocupar com o crescimento do número de trabalhadoras diaristas que, sem carteira assinada e sem contribuírem como autônomas, trabalham sem qualquer proteção previdenciária. Ele propôs que a categoria seja incluída no sistema Simples Nacional como empreendedoras individuais. Desse modo, as diaristas contribuiriam mensalmente com 5% do salário-mínimo para a Previdência Social, mais R$ 5,00 para o município (ISS), totalizando R$ 38,90, e passariam a ter direito a aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença e as pensões.

A chamada PEC das Domésticas será promulgada nesta terça-feira (2). Com isso, afirmou o senador, o Brasil repara uma injustiça histórica.

- Lamentavelmente, este país, que é a sexta potência econômica no planeta, ainda tinha boa parte das suas trabalhadoras e dos seus trabalhadores sem os mesmos direitos que os demais – disse José Pimentel.



01/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá confirma acordo com governo para adiar propostas de regulamentação do trabalho doméstico

CÂNDIDO QUER RAPIDEZ NA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO

Aloysio Nunes quer acelerar aprovação da PEC do Trabalho Escravo

Propostas regulamentam eleições do Parlamento do Mercosul

Sérgio Machado quer maior agilidade na tramitação de propostas sobre segurança pública

Propostas de Paim e Simon regulamentam profissão de comerciário