Pimentel sugere grupo de trabalho sobre aposentadoria para portuários



Por sugestão do senador José Pimentel (PT-CE), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá criar um grupo de trabalho para analisar a possibilidade de concessão de aposentadoria a trabalhadores portuários avulsos que tiveram os registros profissionais cancelados com o processo de modernização dos portos, na década de 1990, mas ainda não conseguiram receber a indenização prevista na Lei nº 8.630/93.

Pimentel defendeu a continuidade da tramitação de projeto de lei do Senado (PLS 406/08) que retoma a cobrança do Adicional de Indenização do Trabalhador Portuário Avulso (AITP), destinado a financiar essas indenizações, mas disse considerar mais importante viabilizar aposentadorias - inclusive para quem ainda está na ativa - que compensações a um ou outro trabalhador.

- Os Ministérios da Fazenda, dos Portos, do Trabalho e da Previdência devem construir um processo que assegure o benefício de aposentadoria - recomendou Pimentel, recebendo o apoio dos senadores Blairo Maggi (PR-MT) e Paulo Paim (PT-RS).

Essa proposta foi apresentada durante debate sobre o PLS 406/08, que já conta com voto favorável do relator, senador Acir Gurgacz (PDT-RO). A discussão sobre a matéria foi encerrada há pouco na CAE.

Mais informações a seguir



29/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Pimentel defende discussão sobre aposentadorias para portuários avulsos

CAS sugere grupo de trabalho sobre pesquisas clínicas de medicamentos

Valmir Amaral sugere grupo de trabalho para facilitar exportações

Suplicy propõe complementação de aposentadoria para portuários

Jefferson Praia sugere criação de grupo de trabalho para discutir problemas da Amazônia

Flávio Arns sugere grupo de trabalho para analisar impacto da carga tributária na renda