Plenário aprova 13 projetos sobre acordos internacionais



O Plenário aprovou, nesta quinta-feira (18), 13 projetos de decretos legislativos referentes a textos de acordos internacionais aprovados na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), presidida pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

Entre as matérias aprovadas, destaca-se acordo sobre serviços aéreos, celebrado entre os governos do Brasil e da Polônia, no ano de 2000. O acordo é referente à liberdade de embarque e desembarque em rotas comerciais comuns especificadas pelas autoridades aeronáuticas dos dois países e ainda a direitos alfandegários. A matéria foi relatada favoravelmente pelasenadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).

Outro acordo aprovado diz respeito à operação mútua entre o governo do Brasil eo do Uruguai para combater o tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais. O projeto foi relatado favoravelmente pelo senador Mão Santa (PMDB-PI).

Foi aprovado também texto de acordo sobre transferência de pessoas condenadas entre estados-partes do Mercosul, celebrado em Belo Horizonte em 2004. Foi relatado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Os senadores aprovaram ainda acordo entre Brasil eAngola, relativo a auxílio jurídico mútuo em matéria penal, relatado pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

O senador Heráclito Fortes louvou a aprovação do projeto que estabelece os termos do protocolo sobre Privilégios e Imunidades da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, assinado em Kingston, Jamaica, em 1998.

- Esse projeto é da maior importância para o país. Estamos começando a viver uma nova fase, em que os fundos marinhos se destacam. Acredito que o Congresso avança ao se igualar aos demais países nessa discussão - assinalou.



18/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova projetos sobre acordos internacionais

Senado aprova quatro projetos sobre acordos internacionais

Plenário aprova acordos internacionais

Plenário aprova acordos internacionais

Plenário do Senado aprova acordos internacionais

Plenário do Senado aprova acordos internacionais