Plenário aprova 20 proposições em junho
O Senado realizou, em junho, 20 sessões plenárias, 9 delas deliberativas, e aprovou 20 proposições. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (3) pela secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra.
Em entrevista à imprensa, ela lembrou que os números são importantes, mas observou que, por trás deles, há todo um trabalho prévio de discussão dos projetos nas comissões, a realização de audiências públicas e a repercussão dessas matérias na vida dos cidadãos.
- Quanto mais complexa a matéria, mais tempo vai levar para chegar ao Plenário – explicou ela.
Proposições
Dentre as proposições importantes para a vida do cidadão aprovadas em junho, Claudia Lyra destacou a que torna obrigatória a vacinação antitetânica para os trabalhadores da construção civil (PLS 614/11), a que proíbe a realização de concurso público exclusivo para a formação de cadastro reserva (PLS 369/08), a que assegura validade jurídica para documentos digitalizados e armazenados em meios eletromagnéticos (PLC 11/07) e ainda a que consolida a legislação sanitária vegetal e animal federal (PLS 592/11).
Rio+20
A participação de 24 senadores na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada entre os dias 20 e 22 de junho, também foi destacada por Claudia Lyra.
A secretária-geral da Mesa ainda ressaltou a aprovação de empréstimos externos para o desenvolvimento de programas importantes no Paraná, em Sergipe e em Tocantins.
Código Penal
Outro trabalho importante que mereceu destaque em junho, segundo Claudia Lyra, foi a conclusão do anteprojeto de reforma do Código Penal, elaborado por uma comissão de juristas e entregue ao presidente do Senado, José Sarney.
Antes de encerrar o primeiro semestre legislativo de 2012, no dia 17 de julho, o Plenário, segundo ressaltou Claudia Lyra, deverá ainda examinar várias propostas importantes. Entre elas, a proposta de emenda à Constituição (PEC 50/06) que acaba com o voto secreto para os processos de cassação de mandato parlamentar e para apreciação dos vetos presidenciais; e também o projeto (PLC 180/08) que institui um sistema de quotas nas universidades públicas para os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
04/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissões examinam 157 proposições em junho
Pauta do Plenário está trancada por 13 proposições
Plenário do Senado apreciou 144 proposições no primeiro semestre
Plenário discute proposições apresentadas pela CPI da Exploração Sexual
CAS APROVA 18 PROPOSIÇÕES NO PRIMEIRO SEMESTRE
SENADO APROVA 18 PROPOSIÇÕES DURANTE A SEMANA