Plenário aprova nomes para embaixadas na Irlanda, Suíça e Trinidad e Tobago



Os senadores aprovaram três mensagens presidenciais com indicações de diplomatas que deverão chefiar as embaixadas brasileiras na República da Irlanda, na Suíça e em Trinidad e Tobago. A indicação de Stelio Marcos Amarante, para a Irlanda, foi aprovada com 50 votos favoráveis e 2 contrários.

Mesma votação foi registrada para a indicação de Mauro Luiz Iecker Vieira para a embaixada na Suíça. Gilda Maria Ramos Guimarães, indicada para Trinidad e Tobago, recebeu 48 votos favoráveis e 3 contrários.

Iraque

O Plenário também aprovou requerimento, assinado pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Aloizio Mercadante (PT-SP) e Tião Viana (PT-AC), a favor da convocação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de discutir a aplicação da Resolução nº 1.441 da ONU. A solicitação ficou prejudicada pelo desenrolar da crise no Iraque, uma vez que a resolução impede o uso da força e impõe condutas ao antigo regime iraquiano no que diz respeito ao desarmamento do país.

O requerimento solicitava a reativação do programa Petróleo por Alimento, da ONU, que garantia o suprimento de comida ao Iraque, em troca de cotas de petróleo. Mercadante disse que o requerimento ainda é oportuno porque sinaliza para a participação das Nações Unidas no processo de reconstrução do Iraque.



22/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova nomes para representar o Brasil em Trinidad e Tobago, na Irlanda e na Unesco

Aprovados acordos com Trinidad e Tobago, Alemanha, Jordânia, Uruguai e Chile

CRE APROVA NOMES PARA EMBAIXADAS E ACORDOS INTERNACIONAIS

Senado aprova nomes indicados para Embaixadas do Brasil em Portugal e na Venezuela

Plenário aprova indicações para cinco embaixadas

Plenário aprova indicação para embaixadas e Ancine