Senado aprova mudança em critérios para reforma agrária
Projeto da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) que muda os critérios e a sistemática de fixação dos parâmetros para a classificação de uma propriedade agrícola para fins de reforma agrária foi aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na terça-feira.
Em seu texto, a relatora, Kátia Abreu (DEM-TO), exclui a exigência da exploração de 80% da área disponível para que uma propriedade rural seja considerada produtiva e atribui ao Congresso Nacional a competência de aprovar os parâmetros, índices e indicadores usados para aferir o rendimento da atividade agropecuária e classificar o imóvel rural em produtivo ou improdutivo.
Mesmo mantendo a determinação da Lei Agrária (Lei 8.629/93) de que as propriedades devem ter 100% de eficiência na exploração da terra, o projeto propõe seja considerada propriedade produtiva a que atinge o grau de eficiência na exploração segundo os índices de produtividade fixados pelo Congresso Nacional, sem nenhuma outra exigência. Pelo texto aprovado (PLS 202/05), os parâmetros fixados pelo Legislativo serão ajustados periodicamente pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com base em estudos do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, e avaliados pelo Conselho Nacional de Política Agrícola.
O texto ainda dá um prazo de dois anos, para culturas temporárias, e de cinco anos, para culturas perenes e para a pecuária, para que as propriedades rurais se ajustem toda vez que os parâmetros de produtividade forem alterados, além de determinar a regionalização esses indicadores, que devem ser estabelecidos para cada microrregião.
Como foi votada em decisão terminativa na CRA, e não foram apresentados recursos para votação em Plenário, a proposta segue direto para a Câmara dos Deputados.
(A íntegra da reportagem estará disponível na edição semanal do Jornal do Senado a partir das 21h, no endereço www.senado.gov.br/jornal).Thâmara Brasil/ Jornal do Senado
07/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto muda critérios de desapropriação para reforma agrária
SENADO APROVA EMPRÉSTIMO PARA REFORMA AGRÁRIA DIFERENTE
Critérios para bolsas de programa de educação em reforma agrária são definidos
CAE APROVA EMPRÉSTIMO DE US$ 51 MILHÕES PARA REFORMA AGRÁRIA
CRA aprova pagamento em dinheiro de terras desapropriadas para reforma agrária
PLENÁRIO APROVA PROJETO DE FLAVIANO PARA ACELERAR REFORMA AGRÁRIA