Plenário deve votar nesta terça-feira MP que aumenta os poderes da CVM



O Plenário do Senado Federal vota nesta terça-feira (26) a medida provisória que aumenta os poderes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O objetivo da medida é fortalecer a fiscalização das empresas de capital aberto e dos investidores do mercado de capitais, adequando o papel da CVM ao previsto na nova Lei das Sociedades Anônimas.

De acordo com a MP, em vigor desde 31 de outubro do ano passado, a CVM tem autoridade administrativa independente e não está hierarquicamente subordinada a nenhum outro órgão. A MP também confere à entidade autonomia financeira e orçamentária.

A MP determina ainda que o presidente e os quatro diretores da CVM serão nomeados pelo presidente da República, após aprovação pelo Senado Federal. O mandato deles será de cinco anos, sendo proibida a recondução.

A medida provisória estabelece também que a CVM deverá editar normas gerais sobre as condições para obter autorização ou registro necessário ao exercício das atividades de corretagem de valores mobiliários. Também deverá determinar as condições de constituição e extinção de bolsas de valores.

Completam a ordem do dia desta terça-feira três projetos de decreto legislativo. O primeiro outorga permissão à Fundação Educativa Apoio para transmitir em Freqüência Modulada (FM) em Sobradinho (DF). O segundo outorga concessão à Emissora Vale do Apodi para funcionar em Ondas Médias (OM) em Apodi (RN). O terceiro outorga concessão à Rádio e Televisão Rotioner para transmitir sons e imagens em Curitiba (PR).



25/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário deve votar nesta terça-feira MP que cria a Autoridade Olímpica

Plenário deve votar medidas provisórias nesta terça

Plenário deve votar indicação de Rosa Weber ao STF nesta terça

Plenário deve votar terça-feira rolagem de dívidas de pequenos agricultores

Com pauta trancada por medidas provisórias, Plenário só deve votar indicações de autoridades nesta terça

CMO deve votar nesta terça-feira o relatório preliminar ao Orçamento