PLENÁRIO DO SENADO VOTA 71 MATÉRIAS EM OUTUBRO



Nas vinte e três sessões plenárias realizadas em outubro, o Senado examinou 71 matérias - entre elas, a reforma da Previdência e o fim do IPC - que fazem parte de um total de 353 proposições apreciadas desde o início dos trabalhos legislativos deste ano, em fevereiro. No âmbito das comissões, a atividade dos senadores também tem sido grande, registrando-se a aprovação de 74 pareceres, somente no mês passado.

A agenda prevista para novembro inclui a votação da prorrogação do Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), da regulamentação dos planos de saúde, e do fim do segundo turno nas eleições para governador e prefeito, entre outras propostas de grande interesse.

Algumas deliberações adotadas pelo plenário em outubro terão repercussões para a maioria da população, como a aprovação de projeto estabelecendo a gratuidade da primeira cópia das certidões de nascimento e óbito, e também da segunda via, quando for comprovada a pobreza do requerente. Na mesma linha estão o projeto que facilita a transferência de imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação, e o que autoriza os aposentados que voltarem a trabalhar a sacarem o saldo do FGTS, caso deixem o novo emprego.

O plenário aprovou, ainda no mês passado, as indicações dos cincointegrantes da primeira diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o projeto estabelecendo normas para utilização do direito de resposta no caso de noticiário de imprensa ofensivo, e o que regulamenta o direito de acesso à informação e disciplina o rito processual do habeas data (direito do cidadão ter acesso aos dados a seu próprio respeito armazenados por órgãos do governo).

Nas comissões, foram aprovados em outubro, além dos 74 pareceres, concedidos 18 pedidos de vistas, e realizados cinco debates e audiências públicas. Dois projetos foram objeto de aprovação terminativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ): um estabelece a indenização em caso de roubo de carro em estacionamento, pela empresa que oferece o serviço, e o outro torna obrigatória a inclusão de foto no Título de Eleitor.

A CCJ também aprovou projeto acabando com a participação do juiz classista nos Tribunais Regionais do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho. Essa proposta ainda será submetida ao plenário, assim como o projeto que descaracteriza como contravenção penal o exercício de atividades de predição do futuro e similares, e a criação do Fundo de Terras e Reforma Agrária.

Já a Comissão de Educação aprovou projeto de lei sobre a proteção à propriedade intelectual de programas de computador, ressalvadas os destaques, enquanto a Comissão de Assuntos Sociais votou parecer favorável a proposta permitindo a dedução, do Imposto de Renda devido pelas pessoas físicas, das importâncias pagas a trabalhadores domésticos. A Comissão de Infra-Estrutura aprovou projeto dispondo sobre a segurança do tráfego aquaviário.

Ainda em outubro, a Comissão Especial do El Niño apresentou seu relatório final, contendo propostas e sugestões às autoridades responsáveis, visando evitar ou minimizar os danos que podem ser causados por aquele fenômeno metereológico. A Comissão de Assuntos Econômicos realizou debate sobre o projeto do governo que cria o Sistema Financeiro Imobiliário, representando ingresso de US$ 500 milhões para a construção civil. 

MATÉRIAS APRECIADAS PELO PLENÁRIO DO SENADO 

De 1º a 31 de outubro:

Projetos aprovados e enviados à sanção .................................2

Projetos aprovados e enviados à promulgação ......................29

Projetos aprovados e enviados à Câmara ..............................26

Proposições relativas a escolha de autoridades .......................6

Total de matérias aprovadas .............................................63

Matérias arquivadas ...............................................................8

Total de matérias apreciadas .............................................71 

 De 17 de fevereiro a 31 de outubro:

Projetos aprovados e enviados à sanção ...............................22

Projetos aprovados e enviados à promulgação ....................121

Projetos aprovados e enviados à Câmara ..............................95

Proposições relativas a escolha de autoridades e diplomatas .32

Total de matérias aprovadas ............................................270

Matérias arquivadas ..............................................................83

Total de matérias apreciadas ...........................................353



31/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PLENÁRIO DELIBEROU SOBRE 67 MATÉRIAS EM OUTUBRO

Plenário vota 37 matérias

Senado aprovou 260 matérias em outubro

Senado vota matérias e projetos

SENADO VOTA DEZ MATÉRIAS NA PRÓXIMA SEMANA

Senado destranca a pauta e vota 18 matérias