Plenário vota cota gratuita de água



O Plenário deve votar nesta quarta-feira (17) projeto do senador Paulo Hartung (PSB-ES) que determina que, na fixação do preço pelo uso da água tratada, seja observada cota mínima indispensável ao consumo humano, imune a corte do fornecimento por falta de pagamento. A matéria tem pareceres favoráveis de três comissões da Casa - a de Serviços de Infra-estrutura (CI), a de Assuntos Sociais (CAS) e a de Assuntos Econômicos (CAE).

Pela proposta, a tarifa será progressiva, conforme faixas prefixadas de consumo, para que o próprio sistema venha a financiar a concessão da gratuidade às famílias de baixa renda. O projeto estabelece ainda que portaria do ministro da Saúde fixará, por região, a quota mínima mensal de água para consumo unifamiliar, de acordo com a média do número de componentes das famílias, cujo fornecimento será gratuito e imune a corte de fornecimento. O que exceder da cota mínima será cobrado com base nos valores fixados para as faixas subseqüentes, sendo que o não pagamento de três contas, sucessivas ou não, poderá gerar a interrupção do fornecimento de água.

Os senadores irão decidir na mesma sessão se aceitam a indicação do nome de Dilma Seli Pena Pereira para exercer o cargo de diretora da Agência Nacional de Águas (Ana) na vaga de Lauro Sérgio de Figueiredo. A aprovação do nome, feita em votação secreta, depende de maioria simples. A indicação de Dilma foi feita pela Presidência da República e aprovada pela CI, que concluiu pela capacidade e experiência da geógrafa para o exercício da função.

Outro item da pauta, que depende de votação em turno único, é o requerimento da senadora Heloísa Helena (PT-AL) para a constituição de uma comissão, composta por cinco senadores, destinada a realizar diligências na região da fronteira do Brasil com a Colômbia. A intenção de Heloísa é a de que sejam observadas as condições de segurança da população brasileira, em face do chamado Plano Colômbia, patrocinado pelos Estados Unidos da América, que, segundo a senadora, poderá trazer riscos à população e graves problemas ecológicos na região.

Deve ser examinada ainda, com previsão de votação em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição do senador Arlindo Porto (PTB-MG) que cria os Tribunais Regionais Federais da 6ª e da 7ª Regiões. A matéria já foi analisada em Plenário e recebeu emendas, avaliadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que resolveu reexaminar a proposta integralmente e ofereceu a ela novo parecer.



16/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cota gratuita de água para residências volta à CI

CAE examina projeto que prevê cota de água gratuita

Infra-Estrutura examina cota gratuita de água

Fixação de cota mínima gratuita de água é aprovada pela CAS

Comissão aprova cota de passagem gratuita em avião para idoso de baixa renda

Cota mínima de água para pobres é aprovada na CAE