PLENÁRIO VOTA PROJETO QUE PROÍBE A VENDA DE AÇÕES DA PETROBRAS



O Senado vota nesta terça-feira (dia 12) projeto do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) que proíbe a venda de ações da Petrobras que excedam o mínimo necessário para manter com o governo o controle da empresa. O projeto também impede a privatização dessa estatal, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
A manutenção pela União do controle acionário da Petrobras tornou-se obrigatória após a publicação da lei que regulamentou a política energética nacional. Posteriormente, a lei que alterou as normas do Programa Nacional de Desestatização (PND) permitiu a venda das ações que excedam o necessário à manutenção do controle da Petrobras pela União. O projeto de Dias pretende alterar essa lei que regulamentou o PND.
Também nesta terça, o Plenário vota projeto que institui o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata, a ser implementado a partir de novembro deste ano. Pelo projeto, o Executivo é autorizado a assumir os encargos da promoção e coordenação desse programa, devendo realizar campanha institucional nos meios de comunicação e parcerias com as secretarias estaduais e municipais de saúde para a realização de palestras sobre a doença e as formas de preveni-la.
Na mesma sessão, a Casa vota substitutivo oferecido pela Câmara a projeto do Senado que restringe o uso de capuz em operações policiais. O texto exige a fundamentação por escrito da autorização para descaracterização do agente, por meio de capuz ou outro meio impeditivo de identificação, e impõe como motivo para essa concessão a segurança dos familiares do policial.
Os senadores devem também votar projeto de Pedro Simon (PMDB-RS) que estabelece critérios para a outorga e renovação de concessão para o funcionamento de emissoras de rádio e televisão. O texto a ser votado é um substitutivo da ex-senadora Luzia Toledo (PSDB-ES), aprovado pela Comissão de Educação, que retira do projeto o artigo que excluía dos possíveis beneficiários de emissoras os detentores de controle acionário de jornal diário localizado no mesmo estado. Na mesma sessão, o Plenário vota decretos legislativos outorgando concessão de funcionamento a seis emissoras de rádio.
Ainda nesta terça, o Senado dedica a hora do expediente a reverenciar a memória da ex-deputada e ex-vice-governadora do Distrito Federal Márcia Kubitschek. A homenagem foi solicitada pelo senador Maguito Vilela (PDM-GO) e já estão inscritos para falar Pedro Simon, Iris Rezende (PMDB-GO) e Ney Suassuna (PMDB-PB).

11/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADORES VOTAM PROJETO QUE PROÍBE VENDA DE AÇÕES DA PETROBRAS

PROJETO DE ÁLVARO DIAS PROÍBE VENDA DE AÇÕES EXCEDENTES DA PETROBRAS

PROJETO DE ÁLVARO DIAS PROÍBE VENDA DE AÇÕES EXCEDENTES DA PETROBRAS

ÁLVARO DIAS PEDE APROVAÇÃO DE PROJETO QUE PROÍBE VENDA DE AÇÕES DA PETROBRAS

ÁLVARO DIAS PEDE APOIO A PROJETO QUE PROÍBE VENDA DE AÇÕES DA PETROBRAS

PLENÁRIO DECIDIRÁ SOBRE PROJETO QUE IMPEDE A VENDA DE AÇÕES DA PETROBRÁS