Povos indígenas do Pará terão acesso a material didático bilíngue



Dez povos da terra indígena Trombetas/Mapuera e os povos Kayapó e Xikrin da terra indígena Kayapó serão beneficiados por uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Secretaria de Estado de Educação do Pará e as Secretarias de Educação de seis municípios paraenses. Foram definidas as ações previstas nos Territórios Etnoeducacionais do Mapuera (ou Ichamná) e Mebengokré, que garantem a produção de material didático bilíngüe aos povos indígenas, respeitando as especificidades culturais.
A iniciativa foi firmada, na semana passada, durante encontro no Parque dos Igarapés, em Belém (PA). Na assinatura do plano de ação, os indígenas foram representados pelos caciques Ak’Jabor Kayapó e Oncrai Xikrin.

A execução do plano será acompanhada por Comissões Gestoras Paritárias, compostas por 22 representantes da etnia Kayapó, 14 representantes da etnia WaiWái e representantes do Estado brasileiro.

Os territórios etnoeducacionais são resultado do diálogo entre os povos indígenas e o Estado brasileiro, e apontam a necessidade de se reconhecer, nas políticas de educação escolar, os distintos contextos socioambientais e territoriais dos povos indígenas do Brasil. Com a colaboração das comunidades, universidades e organizações não-governamentais, que atuam em um mesmo território indígena, os territórios permitem definir as ações, a destinação do orçamento e os papéis institucionais na gestão desta política pública.

 

Fonte:
Funai



26/10/2010 17:21


Artigos Relacionados


Parlamentares terão acesso a material sigiloso da CPI a partir de segunda

Representante dos povos Kaingang diz que Estado deve tratar com dignidade as diferenças dos povos indígenas

Plantas de obras públicas servirão de material didático para alunos de arquitetura e engenharia

Plantas e orçamentos de obras públicas serão material didático para estudantes de arquitetura e engenharia

CE aprova novos critérios para compra e distribuição de material didático na rede pública de ensino

Unesp incentiva produção de material didático