Presidente da OAB defende rejeição de proposta sobre precatórios



O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, esteve reunido com vários senadores nesta terça-feira (17) na tentativa de convencê-los a votar contra o substitutivo do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) a sete propostas de emenda à Constituição (PEC) que alteram as regras para o pagamento dos precatórios em atraso.

Na opinião do representante da OAB, a proposta em votação estabelece um "calote" da dívida dos estados com o cidadão e cria ainda um mecanismo autoritário à disposição do governo, o que é, na avaliação de Cezar Britto,"inimaginável num governo democrático".

- A proposta permite pagamento em até trinta anos após o ajuizamento da ação e ainda concede um enorme poder autoritário aos prefeitos e governantes - explicou em entrevista à imprensa.

Como alternativa à matéria, a OAB sugere a criação de juizados de conciliação por meio dos quais as duas partes discutiriam os termos do pagamento da dívida perante a Justiça.

- A Justiça chama as duas partes e negocia os termos do pagamento com base numa negociação e não na imposição, como prevê a atual proposta - explicou Cezar Britto, para quem o texto em votação no Senadotorna sem efeito as decisões tomadas pelo Poder Judiciário.

O substitutivo de Valdir Raupp às PECs 1/03, 23/03, 51/04, 11/05, 29/05, 61/05 e 12/06 está na pauta da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desta terça-feira, marcada para as 14h.

CSS

Com relação à Contribuição Social para a Saúde (CSS), Cezar Brito afirmou que a OAB ainda está analisando a proposta antes de se posicionar definitivamente sobre o assunto. Adiantou, no entanto, que tudo indica que a posição da instituição será contrária ao projeto.

- Se decidirmos pela inconstitucionalidade desse imposto, vamos ajuizar uma ação contra ele. Tudo indica que a CSS não é conveniente e politicamente correta, pois o Brasil tem se destacado como um campeão de impostos - afirmou o presidente da OAB.



17/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da OAB defende rejeição de proposta sobre precatórios

Presidente da OAB reafirma a Garibaldi posição contrária à proposta para o pagamento de precatórios

Ana Amélia defende rejeição do veto ao fim da multa adicional sobre o FGTS

Grazziotin lamenta rejeição da proposta de fim do voto secreto

Alvaro Dias pede rejeição da proposta que limita poder de investigação do MP

José Agripino critica rejeição de proposta que dificultava criação de órgãos públicos