Procurador lança livro sobre agências reguladoras



O procurador federal Gustavo Augusto Freitas de Lima lançará, no dia 1º de novembro em Brasília, o livro "Agências Reguladoras e o Poder Normativo", o primeiro de sua autoria. A obra aborda as questões jurídicas e políticas decorrentes da introdução das agências reguladoras no Brasil.

O ponto central do livro diz respeito ao exercício do poder normativo, caracterizado pela atribuição conferida aos órgãos reguladores na elaboração de normas legais autônomas (rulemaking). Temas como a reforma administrativa dos anos 1990 e a questão da intervenção do Estado na economia também são citados no livro, com 246 páginas.

A partir da discussão dos conceitos clássicos e do exame do direito comparado, a obra apresenta uma abordagem contemporânea e expõe uma nova proposta de abordagem para a análise da atuação das agências reguladoras. A obra é fruto de uma dissertação de mestrado do procurador.

O procurador federal explica que publicação do livro pode contribuir para o trabalho do procurador e advogado da união: "O livro permite a melhor compreensão pelos membros da AGU do papel institucional das agências reguladoras no Estado brasileiro e do papel dos órgãos públicos na regulação da atividade econômica", destaca.

O autor reforçou que a obra permite ainda a atualização e capacitação dos membros da AGU acerca das principais discussões doutrinárias relativas à criação de normas por parte de órgãos do Poder Executivo. "O livro auxilia ao enfrentamento dos principais problemas normalmente apresentados em relação à atuação dos órgãos reguladores, como a questão da teoria da separação entre os poderes, a teoria da não delegação da atividade legislativa, o problema do conceito de delegação por `standards` e a diferença entre poder regulamentar e poder normativo".

Segundo Gustavo Augusto, "a oferta da bolsa de estudos da Escola da Advocacia-Geral foi essencial para a decisão de ter cursado um mestrado. E a pesquisa do curso, por sua vez, foi uma etapa indispensável para a coleta, leitura e análise do material necessário à elaboração dessa obra".

No dia do lançamento, o autor fará uma apresentação sobre o tema Agências Reguladoras e a Realidade Brasileira. O evento será realizado na Livraria Cultura do Shopping Casa Park, localizado na SGCV Sul, lote 22, Brasília - DF, a partir das 19h.

O Autor

Gustavo Augusto é procurador federal da AGU desde 2006 e atua no Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal. Ele é mestre em Direito, na linha de políticas públicas, pós-graduado em direito público e membro do conselho editorial da Revista da AGU.

Fonte:

Advocacia-Geral da União

 



21/10/2013 17:41


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos vai a lançamento de livro sobre agências reguladoras

CCJ analisa maior controle sobre agências reguladoras

Começa audiência sobre atuação das agências reguladoras de infraestrutura

Hartung quer maior controle social sobre agências reguladoras

JOÃO ROCHA QUER AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA CFC SOBRE AGÊNCIAS REGULADORAS

Paulo Hartung propõe maior controle social sobre agências reguladoras