Produção de orgânicos muda vida de irrigante na Paraíba
No alto sertão da Paraíba, o perímetro irrigado de Várzea de Sousa se destaca na produção de orgânicos com certificados. A iniciativa foi do agricultor Edinaldo Nascimento, que preocupado com a saúde da família, mudou a plantação convencional e passou a produzir orgânicos.
"Eu nasci na agricultura, nunca fiz outra atividade. Sempre acompanhei os males dos agrotóxicos na vida dos meus amigos produtores. Decidi mudar esse quadro e fiz um curso na área de orgânico. Comecei a plantar no perímetro em 2006 e hoje tudo mudou.
A renda familiar aumentou, assim como a minha qualidade de vida e também da minha família. Antigamente eu tinha um lote e andava de bicicleta. Hoje eu tenho carros, motos, pessoas que me ajudam e uma parceria com uma empresa que distribui meus produtos para a capital do Estado", comemora.
Além do clima ideal para o plantio de hortaliças, frutas e legumes, outro diferencial do perímetro para a produção de orgânicos é o solo fértil, aliado à tecnologia de irrigação localizada. A produção de goiaba, coco, manga, banana e hortaliças atinge cinco toneladas por mês nos cinco hectares do irrigante.
"Nós abastecemos o mercado local e também a região. Acreditamos que hoje as pessoas procuram alimentos de boa qualidade e é o que produzimos aqui no perímetro. E isso só foi possível por causa da parceria com o Ministério da Integração, que nos enviou um técnico em orgânicos para nos dar assistência", afirma.
Situado entre os municípios de Sousa e Aparecida, o Várzea de Sousa é fruto da parceria do Ministério da Integração, por meio da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) com o Estado da Paraíba. Com uma área irrigável de 4.391 hectares, o perímetro gera cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos.
Miguel Ivan, secretário nacional de Irrigação, explica que o objetivo da parceria é impulsionar a agricultura local. "Com certeza temos experiências como a do senhor Edinaldo espalhados pelo Brasil. A irrigação é para pessoas, sempre faço questão de repetir isso, porque precisamos oferecer meios de qualificação para nossos agricultores familiares poderem investir em suas terras e trabalhar com diferentes cultivos", enfatiza o secretário.
Fonte:
10/02/2014 17:54
Artigos Relacionados
Casal se destaca na produção de alimentos orgânicos
Programa incentiva produção de orgânicos no Estado
No Piauí, ‘Tabuleiros Litorâneos’ se destaca na produção de orgânicos
Ministério regulamenta produção de roupas e tecidos orgânicos de algodão
Normas para produção de orgânicos estão em consulta pública
Projetos de agroecologia e sistemas orgânicos de produção terão R$ 30 mi em recursos