Projeto concede incentivos a empresas que ofereçam cursos



Tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, pronto para ser incluído na pauta de votação, projeto de lei concedendo incentivos fiscais a empresas que colocarem cursos de aperfeiçoamento à disposição de seus empregados, no próprio estabelecimento ou mediante contratação de terceiros.

Em seu parecer favorável, o senador Lauro Campos (PDT-DF) argumenta que a política social para o emprego deve atender com agilidade às necessidades de empregados e empregadores. Nesse sentido, a realização de cursos de aperfeiçoamento representa importante fator para diminuir a rotatividade da força de trabalho, dando ao trabalhador a formação necessária para manter seu emprego, explica.

Pelo projeto, na determinação da base de cálculo do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas, a empresa poderá deduzir, em dobro, os gastos realizados com cursos de formação e aperfeiçoamento concedidos a seus empregados.

Em sua justificação, a ex-senadora Luzia Toledo (PSDB-ES), autora do projeto, afirma que, com a concessão de incentivos fiscais, é possível estimular a empresa a realizar eventos educativos e a investir na formação de seu quadro de pessoal. "Bem melhor do que o Estado, a empresa sabe avaliar as necessidades de aperfeiçoamento de seus empregados para atingir seus objetivos de aumentar a produção, melhorando o aproveitamento de seus recursos humanos", argumenta.

Para ela, a educação representa um patrimônio pessoal intrínseco do trabalhador, de caráter intransferível e não sujeito a perdas e danos. No caso de uma eventual demissão, será a sua formação profissional diversificada que facilitará a procura por um novo emprego, conclui a senadora.



23/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto concede incentivos fiscais a empresas que criarem novos postos de trabalho

Incentivos para que escolas privadas de ensino básico ofereçam bolsas a alunos pobres gera controvérsia

Projeto concede incentivos a agrotóxicos de 'baixa periculosidade'

Projeto que concede incentivos fiscais para indústrias nacionais entra na pauta do Senado

Senado aprova projeto que concede incentivos à construção de salas de cinema e ao setor cafeeiro

Paim anuncia projeto que dá incentivos fiscais a empresas que reduzirem jornada sem redução de salário