Projeto dá a produtor direito patrimonial sobre filmes e manda remunerar compositor uma única vez



O projeto de lei 532/2003, questionado pelos compositores e entidades de direito autoral, dá feição completamente nova aos filmes para cinema do ponto de vista do produto e do pagamento de direitos de veiculação. O filme passaria a ser o resultado da co-autoria do diretor, do produtor e do responsável pela trilha sonora. O direito patrimonial sobre a obra, entretanto, caberia ao produtor, que remuneraria, uma única vez, o autor ou autores das músicas inseridas. É uma espécie de retorno à legislação anterior a 1973.

Segundo informações da subcomissão de Cinema da Comissão de Educação do Senado, o projeto é fruto de debates na comissão, dos quais participaram representantes do Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad). Depois de receber parecer favorável do relator, senador Roberto Saturnino (PT-RJ), o projeto teve sua redação ligeiramente modificada em substitutivo elaborado pelo próprio relator. Como o caráter da matéria é terminativo, se for aprovada na comissão, seguirá direto para a Câmara dos Deputados, sem necessidade de exame no Plenário, salvo em caso de recurso.

Em seu parecer, Saturnino diz que a exigência de pagamento de direito autoral pela trilha sonora, original ou não, a cada exibição do filme, -é descabida, considerando-se que a obra audiovisual é uma criação distinta daquelas obras que a compõem, e restaria descaracterizada na falta de qualquer de seus elementos-. De acordo com o relator, ao contratar a inserção de uma obra musical em uma obra audiovisual, seu titular está automaticamente autorizando a sua exibição cinematográfica.

Um dos argumentos a favor da quitação dos direitos autorais na etapa da produção é que os exibidores não teriam como pagar direitos autorais em dólar a compositores no exterior. E a comissão teria constatado que não há semelhante legislação no exterior. Para os compositores, o Brasil está ferindo tratados internacionais.





02/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Justiça manda incluir legenda para deficiente auditivo em filmes financiados pelo BNDES

Artistas querem impedir votação de projeto que isenta exibidores do pagamento de direito autoral por trilha sonora de filmes

Iris acha que Brasil tem chance única de se afirmar como grande produtor de carne

CAE ouve especialistas sobre projeto que manda trocar botijões de gás a cada 5 anos

CAE aprova projeto que prevê uso do FAT para remunerar estágios

Projeto na pauta da CE prevê uso de recursos do FAT para remunerar estágios