PROJETO DE ABDIAS COÍBE ATOS DANOSOS A GRUPOS ÉTNICOS, RACIAIS E RELIGIOSOS



Projeto apresentado pelo senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) atribui ao Ministério Público a iniciativa de promover ação civil com o objetivo de impor o cumprimento de obrigação de fazer ou de não fazer - por exemplo, realizar ou se abster de realizar determinado ato - para preservação da honra e da dignidade de grupos étnicos, raciais e religiosos.

Conforme a proposição, na ação civil que tenha por objeto a obrigação de fazer ou de não fazer, o juiz determinará o cumprimento da prestação de atividade ou da cessão da atividade nociva, sob pena de multa diária.

A proposição de Abdias pretende interromper ou evitar atos danosos à honra ou dignidade dos grupos étnicos, raciais e religiosos, e também obter reparação quando não for possível evitá-los. As ações poderão ser impetradas também pela sociedade civil.

- Objetiva, assim, o projeto dotar os grupos em questão de um instrumento ágil e eficaz que lhes possibilite enfrentar as manifestações de racismo e discriminação que, infelizmente, ocorrem em nossa sociedade em vergonhosa proporção - disse o senador.

Segundo Abdias Nascimento, "é inegável a dispersão e precariedade da legislação atual sobre a matéria, a qual exige imediato aperfeiçoamento para uma aplicação eficaz".



20/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Grupos raciais, étnicos e religiosos poderão ser protegidos por ação civil pública

Senado aprova uso da ação civil pública para proteção de grupos étnicos e religiosos

Projeto de lei institui sistema de cotas para carentes e grupos étnicos

PROJETO BENEFICIA GRUPOS RELIGIOSOS

Mozarildo diz que educação ainda distingue grupos raciais

Projeto estabelece política de combate aos efeitos danosos da exposição ao sol