PROJETO DE ADEMIR AMPLIA CONTROLE SOBRE APLICAÇÃO DE RECURSOS



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) anunciou hoje (dia 12) ter apresentado projeto de lei determinando que as Assembléias legislativas ou a Câmara Distrital sejam obrigatoriamente notificadas, num prazo de 48 horas, da liberação de recursos federais para os respectivos estados ou para o Distrito Federal, a fim de que possam acompanhar sua aplicação.

Além disso, conforme o projeto de Ademir Andrade, o Governo do Distrito Federal ou o estado beneficiário da liberação de recursos terá a obrigação de comunicar o recebimento dos recursos aos partidos políticos e às federações e sindicatos de trabalhadores cuja base territorial compreenda a respectiva unidade da Federação, no prazo de 48 horas, contado da data da liberação.

Ademir esclareceu que o projeto visa facilitar a fiscalização da aplicação de recursos financeiros transferidos da União para os estados e o Distrito Federal, de modo a conferir a seus órgãos legislativos meios capazes de garantir a fiel observância dos princípios constitucionais.

- Eu somente irei ampliar um projeto que já existe no âmbito dos municípios, que é a Lei nº 9452/97. Ela ajuda no processo de fiscalização e de informação à sociedade sobre os recursos da União que se destinam aos municípios - destacou Ademir.

Em aparte, o senador Leonel Paiva (PTB-DF) manifestou apoio ao projeto, afirmando que Brasília e o cidadão brasileiro precisam ter acesso a essas informações.



12/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Ademir amplia recursos para financiamento habitacional

Senadores votam projeto que amplia controle sobre mercado de carne

Comissão vota projeto que amplia controle sobre gastos com publicidade e patrocínio nas estatais

Projeto amplia a aplicação do pregão eletrônico

Comissão vota projeto que aumenta controle sobre recursos de convênios

CCJ AMPLIA CONTROLE SOBRE FISCALIZAÇÕES DO TCU