PROJETO DE ALCÂNTARA PROÍBE SERVIDOR DE FICAR COM PRÊMIO DE "MILHAGEM"



Projeto de lei apresentado pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) proíbe que os funcionários públicos ou empregados de estatais, fundações e autarquias da União, dos estados e dos municípios fiquem com os descontos ou prêmios oferecidos dentro dos chamados "programas de milhagem" das empresas aéreas. Tais prêmios são oferecidos a quem se mantém fiel a determinada companhia e, em geral, oferece uma passagem a cada dez viagens.
Os prêmios ou descontos serão revertidos ao órgão público ou empresa que custear as viagens aéreas de seus funcionários. O Código Brasileiro de Aeronáutica não faz menção a quem a empresa deve entregar os prêmios e o senador pretende incluir um artigo com a finalidade de beneficiar a administração pública.
Lúcio Alcântara informa que os gastos de toda administração pública brasileira com passagens aéreas devem ficar próximos de R$ 1 bilhão por ano. Assim, caso sua proposta seja aprovada, poderão ser revertidos aos órgãos e empresas públicas até R$ 100 milhões anualmente, "significando uma importante economia de verbas orçamentárias sabidamente escassas".
Conforme o senador, a decisão de reverter à administração pública tais prêmios "é eticamente recomendável", lembrando que os princípios constitucionais de moralidade e impessoalidade que regem o serviço público proibem qualquer proveito particular no gasto de verbas orçamentárias. O projeto de Lúcio Alcântara será examinado logo após o recesso parlamentar pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Para entrar em vigor, deve ser aprovado não apenas pelo Senado, mas também pela Câmara dos Deputados e sancionado a seguir pelo presidente da República.

03/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aposentadoria de servidor com lúpus, epilepsia ou artrite poderá ficar isenta de IR

Prefeitura que atrasar salário de servidor pode ficar sem receber verbas federais

SERVIDOR DA JUSTIÇA ELEITORAL PODERÁ SE FILIAR A PARTIDO, PROPÕE ALCÂNTARA

Alcântara elogia Prêmio Caixa de Melhores Práticas

Projeto que proíbe o DDT está na pauta da CAS

Médicos querem ficar fora de projeto sobre cooperativas de trabalho