Projeto de lei determina instalação de sistema de energia solar em prédios construídos pelo SFH



A crise energética por que passa o Brasil motivou o senador Ricardo Santos (PSDB-ES) a elaborar um projeto de lei que, entre outras medidas, obriga os edifícios que vierem a ser construídos com recursos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) a disporem de instalações hidráulicas que permitam a utilização da energia solar como fonte de aquecimento.

Ricardo Santos lembrou que o chuveiro elétrico é responsável por 9% do consumo nacional de energia elétrica. No seu entendimento, esse tipo de aparelho é arcaico e poderia ser substituído por uma alternativa que utilizasse energia mais barata como a solar. Ricardo Santos entende ainda que o projeto estimula a racionalidade e a prudência que devem direcionar uma política de desenvolvimento urbano.

O senador avalia que a energia solar só não é utilizada no Brasil por causa dos altos custos de instalação dos equipamentos. No entanto, ele assegura que, se a providência for tomada no curso inicial da construção do prédio, a instalação do sistema fica bem menos onerosa.

O projeto tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que é presidida pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE). O relator da matéria, senador Amir Lando (PMDB- RO), é favorável à aprovação.

03/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS analisa projeto que obriga o uso de energia solar em prédios

Krähenbühl discute projeto de energia solar para prédios públicos

Projeto de Ademir torna obrigatório o uso de energia solar em prédios de uso coletivo

Unesp de Assis inaugura sistema pioneiro de geração de energia solar

Projeto determina instalação de semáforos sonoros para deficientes visuais

Adiada na CI votação do projeto de lei que determina instalação de bloqueadores de celulares nos presídios