PROJETO DE REFINANCIAMENTO DE DÍVIDAS DE SP VAI À PROMULGAÇÃO



O Senado aprovou hoje (dia 21) a redação final do projeto de resolução que autoriza o estado de São Paulo a contratar operação de refinanciamento de dívidas estaduais. De acordo com o projeto, o estado terá 30 anos para pagar a dívida de R$ 50,38 bilhões e 10 anos para pagar R$ 1,54 bilhão - equivalente ao saldo excedente acumulado com a emissão de títulos públicos para pagamento de precatórios judiciais, conforme dados da CPI dos Precatórios. A matéria irá agora à promulgação.

O projeto prevê juros de 6% ao ano e atualização do saldo devedor, mensalmente, pelo IGP-DI. E estabelece como garantia as receitas próprias do estado e cotas-partes do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Ainda segundo o projeto, a Secretaria do Tesouro Nacional e o Banco Central remeterão, semestralmente, ao Senado relatório detalhado de avaliação do cumprimento, pelo estado, das condições, exigências, metas e demais obrigações estabelecidas nos contratos celebrados em maio último com base no protocolo de acordo firmado entre a União e o governo paulista no âmbito do Programa de Apoio à Reestruturação e ao Ajuste Fiscal dos Estados.

Na mesma sessão, o plenário aprovou urgência para a votação, em turno suplementar, do projeto do senador Esperidião Amin (PPB-SC) que cria o Fundo de Terras e da Reforma Agrária.



21/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rejeitado projeto de Saturnino sobre refinanciamento de dívidas

Marta Suplicy apresenta projeto que muda condições de refinanciamento de dívidas dos municípios

CAE vota refinanciamento das dívidas agrárias

AUTORIZADO REFINANCIAMENTO DAS DIVIDAS DE RONDÔNIA COM A UNIÃO

CAE APROVA REFINANCIAMENTO DE DÍVIDAS DO GOVERNO DO PARÁ

CAE APRECIA PEDIDO DE MG PARA REFINANCIAMENTO DE DÍVIDAS