PROJETO DE RICARDO SANTOS REDUZ TRIBUTOS PARA OCUPANTES DE TERRENOS DA MARINHA



O senador Ricardo Santos (PSDB-ES) apresentou projeto que diminui a carga tributária incidente sobre as pessoas que ocupam terrenos pertencentes à Marinha. O projeto modifica a legislação referente aos terrenos pertencentes à Marinha, no litoral ou na margem de rios e em ilhas. O senador manifestou preocupação com a indefinição legal que aflige milhares de pessoas.

Pelo projeto, é reduzido o valor do foro anual devido pelo titular do domínio útil do terreno, para aliviar a carga tributária incidente sobre o contribuinte. Segundo Ricardo Santos, os contribuintes vêm pagando anualmente taxas de aforamento - direito real sobre o terreno - cada vez mais desproporcionais à sua renda. O proprietário reconhecido pelo projeto de Santos é o que tiver título outorgado pelos estados ou municípios, com escritura pública lavrada e registrada em cartório de registro geral de imóveis.

O projeto busca também simplificar a análise dos processos de aforamento, que, dependo da situação, pode ser gratuito. Ricardo Santos propõe também uma redução de 5% para 1% no laudêmio pago à União nas transações onerosas, tendo como referência o imposto cobrado pelas prefeituras pelas transações imobiliárias (ITBI).

- Julgo que o projeto seja tecnicamente consistente, socialmente justo e politicamente viável para o encaminhamento de soluções para os problemas que atormentam os ocupantes de terrenos da Marinha - afirmou Ricardo Santos, mencionando a situação da região metropolitana da grande Vitória (ES), selecionada pela Secretaria de Patrimônio da União, que implantou na área um programa para regularizar ocupações.

19/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


RICARDO SANTOS PROPÕE SUSPENSÃO DE TAXA EM TERRENOS MARINHA

Ricardo Santos aplaude fim dos reajustes das taxas de terrenos de marinha

Ricardo Santos protesta contra cobrança retroativa nos terrenos de marinha

Ricardo Santos defende anulação do aumento das taxas cobradas sobre terrenos de marinha

OCUPANTES DE TERRENOS DE MARINHA PODEM TER REDUÇÃO DA TAXA ANUAL E PROPRIEDADE DEFINITIVA

CCJ APROVA PROJETO QUE ALTERA DELIMITAÇÃO DE TERRENOS DE MARINHA