Projeto de Tebet poderá reduzir desigualdades regionais de renda



Com o objetivo básico de estabelecer parâmetros à ação governamental no combate às desigualdades regionais de renda, criando condições para uma integração de regiões em desenvolvimento, foi aprovado, nesta quarta-feira (dia 20), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), parecer favorável a projeto de lei de autoria do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), presidente do Senado.

O projeto de Ramez Tebet regulamenta dispositivo da Constituição Federal (Inciso I do parágrafo 1º do artigo 43), determinando que caberá à União implementar ações articuladas com estados e municípios, visando à integração de regiões em desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais. A proposta, votada em caráter não-terminativo, recebeu parecer favorável do seu relator, senador Bello Parga (PMDB-MA), que introduziu apenas mudanças de redação.

A proposta fixa como princípios no combate à desigualdade regional de renda a sustentabilidade do desenvolvimento; a parceria com o setor privado; o desenvolvimento de potencialidades locais e de vantagens competitivas; o crescimento do emprego e da renda locais; o estabelecimento de incentivos ao desenvolvimento da educação, da ciência e tecnologia; a mobilização de recursos humanos e financeiros para as regiões; e a cooperação entre as unidades da federação.

Segundo Ramez Tebet, o projeto pretende estabelecer o referencial que vai orientar a ação da União para alcançar o objetivo de um desenvolvimento harmônico das diversas regiões do País, reduzindo o hiato entre elas, através de um esforço conjunto entre os governos federal, estaduais e municipais.

Segundo prevê o projeto, o Poder Executivo deverá formular um programa nacional voltado para o desenvolvimento econômico sustentável e equilibrado do espaço nacional, estabelecendo estratégia, fonte de recursos e articulação setorial.

Na análise que apresentou da proposta à CCJ, Bello Parga disse que sua grande mudança -é a de não restringir a abordagem espacial ao conceito tradicional de regiões geográficas menos desenvolvidas (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), abrindo a possibilidade de serem executadas ações governamentais voltadas pra o desenvolvimento em espaços sub-regionais específicos-, que podem envolver um ou mais estados, inclusive de áreas mais desenvolvidas.



20/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reduzir as desigualdades regionais foi a maior preocupação da semana

Senado vota emendas destinadas a reduzir as desigualdades regionais

Integração Nacional e CNI estudam ações para reduzir desigualdades regionais

Valadares quer priorizar educação para reduzir desigualdades regionais

SENADORES DEFENDEM AÇÃO DO GOVERNO PARA REDUZIR DESIGUALDADES REGIONAIS

Senado discute nova emenda constitucional para reduzir desigualdades regionais