Reduzir as desigualdades regionais foi a maior preocupação da semana
A proposta de Valadares, que será votada na próxima quarta-feira (dia 3), insere na Constituição os Fundos de Desenvolvimento da Amazônia e do Nordeste, criados este ano por medida provisória para substituir os incentivos fiscais dos extintos fundos de investimento da Amazônia (Finam) e do Nordeste (Finor). O mesmo texto exige que a lei fixe os valores anuais a serem colocados nesses fundos e impede que o governo lance mão deles na ocorrência de incertezas econômicas.
Também no propósito de combater as desigualdades, foi discutida proposta do senador Ademir Andrade (PSB-PA) que aumenta o percentual de receitas tributárias destinadas ao financiamento do setor produtivo das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A idéia é elevar de 47% para 48% a parcela componente dos fundos constitucionais resultante da arrecadação dos impostos sobre a renda (IR) e sobre produtos industrializados (IPI).
Também nesta semana, o Senado autorizou o governo da Bahia a contrair empréstimo de US$ 54,3 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). O dinheiro será aplicado num projeto de combate à pobreza rural do interior do estado.
O Senado aprovou ainda projeto do senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) instituindo uma Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia. E voltou a autorizar a tramitação dos acordos bilaterais firmados entre o Brasil e o Canadá. O cancelamento dessa tramitação foi uma reação à decisão do governo canadense de impedir a entrada de carne brasileira em seu mercado.
27/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado vota emendas destinadas a reduzir as desigualdades regionais
Projeto de Tebet poderá reduzir desigualdades regionais de renda
Integração Nacional e CNI estudam ações para reduzir desigualdades regionais
Valadares quer priorizar educação para reduzir desigualdades regionais
SENADORES DEFENDEM AÇÃO DO GOVERNO PARA REDUZIR DESIGUALDADES REGIONAIS
Senado discute nova emenda constitucional para reduzir desigualdades regionais