Projeto de Tião Viana obriga Ministério da Saúde a prestar contas sobre o SUS



O senador Tião Viana (PT-AC) apresentou projeto de lei determinando que o ministro da Saúde preste contas trimestralmente ao Congresso Nacional sobre sua atuação à frente do Sistema Único de Saúde. O projeto aguarda designação de relator na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) e tem caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Ou seja, cabe à CAS dar a decisão final da matéria no Senado, a não ser que um requerimento assinado por pelo menos nove senadores peça sua votação em Plenário.

A proposição altera a Lei nº 8.689/93, que extinguiu o Instituto Nacional de Assistência Médica e da Previdência Social (Inamps). A lei já determina que o Poder Legislativo exercerá o controle externo das atividades de gestão do SUS, por meio de relatório trimestral enviado para câmaras de vereadores e assembléias legislativas e também por meio de audiências públicas. O Congresso Nacional, no entanto, foi omitido.

Tião Viana argumenta que não há justificativa para eximir o ministro da Saúde da obrigação de apresentar o relatório sobre a situação do SUS ao Legislativo, uma vez que ele é o gestor mais importante do SUS ao coordenar suas atividades em âmbito nacional.

O representante acreano observa, ainda, que é o Congresso Nacional que aprova o orçamento da União para a saúde e deve, portanto, ser adequadamente informado sobre o andamento da aplicação de recursos. Tião Viana diz ainda que a -tímida participação- do Ministério da Saúde foi apontada pela 11ª Conferência Nacional de Saúde -como uma das causas de diversos problemas detectados no setor-.

O projeto determina que do relatório trimestral deverão constar informações sobre montante e fonte de recursos aplicados, auditorias concluídas ou iniciadas no período e oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada.



11/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ APROVA PROJETO QUE OBRIGA BENEFICIÁRIOS DO FUNDO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A PRESTAR CONTAS

TIÃO VIANA CONTESTA DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE SOBRE VACINAÇÃO

Projeto de Tião Viana consolida legislação sobre saúde

Tião Viana rebate críticas de Temporão a projeto sobre gastos com saúde

PEC que obriga autoridades a prestar contas ao Senado pode ser votada na próxima semana

Tião Viana vê "inampização" do Ministério da Saúde