Projeto dos sacoleiros poderá ser votado em Plenário nesta semana



Devido à aceitação de emendas pelo relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) volta a deliberar nesta terça-feira (11) sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 26/08, que estabelece o Regime de Tributação Unificada (RTU) na importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai, o chamado "projeto dos sacoleiros". A proposta já integra a pauta do Plenário de terça-feira e poderá ser examinada ainda esta semana caso a pauta, que está trancada por duas medidas provisórias e um projeto de lei, seja desobstruída.

A matéria tramita em regime de urgência e foi analisada ao mesmo tempo pela Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul e pelas Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), além da CAE.

As emendas são de autoria dos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS). Preocupado com a preservação da competitividade dos produtos fabricados pela indústria nacional e pelo Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus, Virgílio não quis deixar para o Poder Executivo a decisão sobre qual seria o limite máximo anual para cada optante do RTU. A emenda do senador estabelece o limite máximo de R$ 60 mil para valor das mercadorias comercializadas pelos sacoleiros.

O senador também apresentou emenda que impede a importação de produtos falsos, piratas e que afrontem de qualquer forma a legislação brasileira. A emenda obriga o importador a apresentar autorização dos fabricantes originais para a importação e comercialização das marcas em território brasileiro. Produtos similares aos nacionais também seriam impedidos de entrar no Brasil.

Material escolar

A CAE analisará ainda na terça-feira o Projeto de Lei do Senado (PLS) 160/07, que dispõe sobre a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente em produtos escolares e estabelece alíquota zero na Contribuição para o PIS/Pasep e na Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a importação e as receitas decorrentes da venda desses produtos. A matéria tramita em decisão terminativa.



07/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto das PPPs poderá ser votado esta semana

Protocolo de criação do Parlamento do Mercosul pode ser votado pelo Plenário da Câmara nesta semana

Projeto que moderniza a Coorlac pode ser votado nesta semana

Projeto que autoriza Executivo a criar Cesta Básica do Livro poderá ser votado na CE nesta terça

Projeto de Lobão que cria programa de bolsa de estudos será votado pelo Plenário na próxima semana

Projeto sobre crime organizado pode ser votado na CCJ e no Plenário nesta quarta-feira