Projeto incentiva assinatura de tratados para supressão de sigilo bancário



Encontra-se com o relator, senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), para elaboração de parecer, projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que trata da celebração de tratados internacionais visando a supressão do sigilo bancário nos casos de lesão do patrimônio público. A matéria, atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), também tramitará na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
- Parcela substancial dos recursos evadidos do país é resultado da contravenção, do contrabando, do tráfico de drogas e do desvio de dinheiros públicos praticado por administradores corruptos. O que se pretende é instrumentalizar o governo para, uma vez apurada a forma ilegal de aquisição de tais haveres, obter sua restituição – explica Pedro Simon. 

O senador pelo Rio Grande do Sul lembra que o Brasil deverá oferecer reciprocidade nos tratados a serem firmados. Ele acredita que a assinatura de acordos desse tipo inibirá a atuação de corruptos e corruptores, que encontrarão dificuldades para expatriar recursos obtidos ilegalmente. O projeto de Simon também estipula a necessidade de uma cláusula que permita o seqüestro de outros bens adquiridos de forma ilícita, além dos ativos financeiros.



30/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUCÁ FAZ APELO À CÂMARA PARA QUE APROVE PROJETO SOBRE QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO

CCJ APROVA PROJETO SOBRE SIGILO BANCÁRIO

APROVADO PROJETO QUE PERMITE A QUEBRA DO SIGILO BANCÁRIO

COMISSÕES APROVAM PROJETO QUE FLEXIBILIZA SIGILO BANCÁRIO

Projeto retira de autoridades a proteção do sigilo bancário

CAE APROVA PROJETO QUE AMPLIA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO