Projeto na pauta da CAE prevê fim do contingenciamento dos recursos para a segurança pública
Recursos anuais previstos no Orçamento da União para a segurança pública não poderão mais ser contingenciados, o que quer dizer que o governo terá que executar toda a programação de despesa prevista na lei orçamentária para o setor, aprovada pelo Congresso Nacional. É o que prevê projeto (PLS 90/07 - complementar) de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que deverá ser examinado na próxima terça-feira (17), a partir das 10h, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Na justificação do projeto, Flexa Ribeiro afirmou que, com o fim do contingenciamento, "o país teria mais recursos para reduzir a violência e o nível de insegurança da população brasileira, em virtude do aumento expressivo da criminalidade".
- Caso o projeto venha a ser transformado em lei, as dotações orçamentárias destinadas à segurança pública não poderiam mais ser objeto de limitação de empenho, ou seja, teriam a conotação de despesa obrigatória de caráter legal -explicou Flexa Ribeiro.
O relator, senador Gilvam Borges (PMDB-AP), é favorável à aprovação da matéria. Ele aplaudiu a proposta e afirmou que a aprovação do projeto sinalizaria que o Congresso Nacional está preocupado em priorizar a área de segurança pública, principalmente nos grandes centros urbanos.
13/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias quer proibir contingenciamento de recursos para segurança pública
Aprovado projeto que impede contingenciamento de recursos para segurança
Eduardo Braga lamenta contingenciamento de recursos da segurança pública
Alvaro Dias apresenta projeto que proíbe contingenciamento de verbas para segurança pública
Projeto que proíbe contingenciamento de verbas para segurança pública pode ser votado nesta semana
Projeto na pauta da CE prevê uso de recursos do FAT para remunerar estágios