Projeto permite uso de recursos do FAT para qualificação de policiais



Com o objetivo de oferecer mais uma fonte de financiamento para o treinamento e a qualificação dos profissionais da segurança pública, tramita no Senado um projeto de lei que permite o uso dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) nessas atividades. O projeto (PLS 251/07) aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O autor da matéria é o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que apresentou o texto original da proposta em maio de 2007.

Para viabilizar o uso do FAT em tais atividades, o projeto inclui entre as competências do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) a de aprovar e acompanhar a execução de plano de trabalho de requalificação desses profissionais. Além disso, visando implementar o plano, o Codefat poderia celebrar convênios e parcerias com os estados.

Emenda

Antes de chegar à Comissão de Assuntos Sociais, o texto passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), onde foi aprovado com o acréscimo de uma emenda do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A emenda permite que os recursos do FAT sejam destinados também à qualificação dos profissionais da educação básica.

Em seu relatório sobre a matéria, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) recomenda a aprovação do texto com a emenda de Cristovam.

O projeto aguarda decisão terminativa na Comissão de Assuntos Sociais - ou seja, se for aprovado pela comissão, deverá ser enviado diretamente à Câmara dos Deputados.

23/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto permite uso de recursos do FAT para qualificação de policiais

Projeto direciona recursos do FAT para qualificação de agentes policiais

Projeto aumenta recursos para qualificação profissional de engenheiros e arquitetos

Projeto aprovado pela Comissão de Educação permite que policiais estudantes de Direito façam estágio

Projeto permite o uso de recursos do FGTS para o pagamento de cursos de capacitação

Projeto permite a desempregado usar recursos do FAT para obter carteira de motorista