Projeto prevê antecipação do direito de defesa a acusado



O senador Edison Lobão (PFL-MA) apresentou projeto de lei que prevê alterações de artigos do Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41) a fim de estabelecer o oferecimento de defesa prévia do acusado antes do recebimento formal da denúncia ou queixa pelo juiz encarregado do caso.

Pelo projeto (PLS 280/06), o acusado terá dez dias para oferecer resposta prévia, por escrito, podendo opor exceções, argüir preliminares, juntar documentos, especificar provas e até arrolar testemunhas antes que o juiz decida receber ou rejeitar a denúncia.

Pela sistemática proposta, somente depois de examinar a defesa prévia do acusado é que o juiz decidirá se rejeita ou recebe a peça acusatória. Além disso, o projeto prevê que caberá recurso em sentido estrito não só contra a decisão que rejeita a acusação, mas também contra a que a recebe.

Em sua justificação, Lobão argumenta que o recebimento da denúncia pelo juiz é fato extremamente gravoso para o acusado, que não pode interpor recurso em sentido estrito contra o despacho, sendo obrigado a impetrar habeas corpus para requerer o trancamento da ação penal. Com isso, diz o senador, os tribunais ficam abarrotados de processos, muitos dos quais sequer existiriam caso o réu pudesse ter se manifestado antes do recebimento da denúncia.

O senador considera ainda que a oportunidade de oferecer resposta prévia, por escrito e com provas, dá ao acusado maior garantia do direito de ampla defesa, assegurado pela Constituição. Além disso, a proposta, de acordo com Lobão, contribui para diminuir o número de processos nos tribunais,

O projeto aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde terá decisão terminativa.



30/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Qualquer senador acusado tem direito à ampla defesa, diz Arthur Virgílio

Pauta da CRE prevê votação de projeto que amplia direito de voto para eleitores no exterior

JÚLIO QUER MAIS GARANTIAS PARA DEFESA DO ACUSADO

Projeto prevê punição para empresas que descumpram habitualmente o Código de Defesa do Consumidor

Projeto pune acusado que mentir em processo judicial e CPI

Aprovado projeto que proíbe uso de algema em prisão sem resistência do acusado