Qualquer senador acusado tem direito à ampla defesa, diz Arthur Virgílio



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (17), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou que todos os senadores acusados de cometerem irregularidades têm direito à ampla defesa. Ele comentava recentes matérias das revistas IstoÉ e Época, que enumeram diversos senadores que têm pendências na Justiça.

Arthur Virgílio citou principalmente os senadores do PSDB que aparecem nas revistas, disse que o partido acredita na inocência deles e que o PSDB vai esperar o pronunciamento da Justiça sobre cada caso. Para o senador, ser acusado não significa ser culpado e, por isso, os senadores denunciados são tão legítimos quanto os demais para participarem das atividades da Casa, inclusive das atividades do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar no que se refere ao processo contra o presidente Renan Calheiros.

- Digo que nenhum senador arrolado pelas duas revistas é ilegítimo para julgar Vossa Excelência. Todos aqui são legítimos. Quero apenas que o processo flua sem pressões e que Vossa Excelência tenha amplo direito de defesa, sem o que não se realiza a democracia. Uma nova ética se impõe a nós, homens públicos e imprensa, ética da apuração rigorosa, ética do fim da acusação leviana, ética da ampla defesa - afirmou Arthur Virgílio.

Logo após, o presidente do Senado, Renan Calheiros, agradeceu "pela coerência e correção" das palavras de Arthur Virgílio e disse que no Senado não existem "senadores de primeira ou de segunda grandeza".

A matéria da revista IstoÉ afirma que o Senado Federal "tem um quinto de seus 81 integrantes com problemas na Justiça" e enumera 16 senadores que, de acordo com o periódico, "estão envolvidos em casos de desvio de dinheiro público, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro, fraudes ou posse de bens adquiridos com dinheiro sem origem declarada". Já a revista Época afirma que "um quarto dos senadores têm problemas com a Justiça" e enumera 19 senadores que "respondem a processos".



17/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto prevê antecipação do direito de defesa a acusado

Arthur Virgílio garante que o PSDB lutará contra qualquer aumento de tributos

CCJ decide que Jader não tem direito a ampla defesa na fase atual

Já está em vigor lei que assegura direito ao contraditório e à ampla defesa

Arthur Virgílio lamenta elogio de Lula a prefeito de Coari, "homem acusado de chefiar uma quadrilha"

Demóstenes teve direito à ampla defesa, afirma Pedro Taques