Projeto que cria agências de transporte e extingue DNER será apreciado em caráter de urgência



O projeto de criação de duas novas agências reguladoras - ligadas aos transportes terrestre e aquaviário - será apreciado em regime de urgência pelo Senado. Mensagem solicitando esse tipo especial de tramitação foi enviada pelo Executivo à Casa. Estabelecida a urgência, o Senado tem 45 dias para votar a matéria. A expectativa é de que o projeto comece a ser analisado nos próximos dias pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Já aprovado pela Câmara, o texto enviado pelo Poder Executivo estabelece normas para a concessão de serviços nos dois setores e prevê a extinção do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). O senador que vai relatar o projeto ainda será indicado.

Entre os princípios básicos que deverão reger a atuação do governo no setor, de acordo com o projeto, estão os de promover o desenvolvimento, assegurar a unidade nacional e estimular a integração regional. Outras metas apontadas pela proposta são as de proteger os interesses dos usuários, compatibilizar as atividades na área de transportes com a preservação do meio ambiente, promover a conservação de energia e estabelecer prioridade para o deslocamento de pedestres e o transporte coletivo de passageiros.

Caberá ao Ministério dos Transportes formular as políticas nacionais para os setores ferroviário, rodoviário e aquaviário - sempre de acordo com os princípios gerais estabelecidos na proposta. Além disso, a pasta estabelecerá as normas da política tarifária a ser exercida nas outorgas de prestação de serviços, levando em conta critérios uniformes para a cobrança de pedágio ao longo das rodovias federais.

22/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ começa a apreciar projeto que cria agências de transporte e extingue DNER

SEBASTIÃO ROCHA CRITICA URGÊNCIA NO PROJETO QUE EXTINGUE MANICÔMIOS

Projeto cria normas para controlar despesas de caráter sigiloso

PROJETO SOBRE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA SERÁ APRECIADO EM AGOSTO PELA CCJ

Vai a sanção projeto que cria cargos no Ministério do Trabalho e extingue outros na Sipec

Projeto Bolsa-Atleta será apreciado pelo Plenário na quarta-feira