PROJETO QUE CRIA PISOS SALARIAIS É ENCAMINHADO AO RELATOR NA CCJ



O projeto de lei complementar que autoriza os estados e o Distrito Federal a criar pisos salariais - aprovado pela Câmara no dia 3 de maio - foi encaminhado nesta terça-feira (dia 16) ao senador Sérgio Machado (PSDB-CE), relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Como nenhuma emenda foi apresentada à proposta dentro do prazo, apenas os senadores integrantes da CCJ poderão sugerir modificações no texto até a sua discussão pela comissão.
O projeto tramita em regime de urgência constitucional. Isto significa que a CCJ deverá apresentar seu parecer sobre a matéria até o dia 2 de junho. A votação em plenário está prevista para ocorrer até 22 de junho. Caso o processo de votação não tenha sido concluído até lá, o projeto deverá ser incluído na ordem do dia e a deliberação sobre outras matérias em tramitação será interrompida.
De acordo com a proposta, apreciada pela Câmara uma semana antes da votação pelo Congresso Nacional do valor do novo salário mínimo, os estados e o Distrito Federal poderão estabelecer piso salarial para os trabalhadores que não tenham este piso definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho. A autorização não poderá ser exercida no segundo semestre do ano em que houver eleições para governadores e deputados estaduais e distritais.
A exposição de motivos elaborada pelo Poder Executivo sustenta que a delegação aos estados e ao Distrito Federal para instituir pisos salariais diferenciados não interfere com a fixação, por lei federal, do salário mínimo unificado previsto no artigo 7º da Constituição. Assinado por quatro ministros, o texto ressalta ainda que os pisos salariais a serem criados serão sempre superiores ao salário mínimo.

17/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO QUE CRIA PISOS SALARIAIS É ENCAMINHADO AO RELATOR NA CCJ

Projeto para pisos salariais vai tramitar em regime de urgência

SENADO DECIDE SOBRE PISOS SALARIAIS DIFERENCIADOS

CCJ VOTA NA TERÇA PISOS SALARIAIS DIFERENCIADOS NOS ESTADOS

SENADO APROVOU AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E PISOS SALARIAIS

Garibaldi quer definição de pisos salariais sem diferenciação regional