PROJETO QUE RESERVA VAGAS NOTURNAS NAS UNIVERSIDADES É TEMA DE DEBATE NA CE



A Comissão de Educação vai examinar, em reunião extraordinária marcada para esta terça-feira (dia 30), projeto do senador Luiz Estevão (PMDB-DF) que propõe a reserva de 30% do total de vagas das universidades para o período noturno. O relator, senador José Jorge (PFL-PE), antecipou que dará parecer contrário à matéria, que modifica a lei de Diretrizes e Bases da Educação:
- Ela fere o princípio da autonomia didático-pedagógica dos estabelecimentos de ensino superior, além de desconsiderar a diversidade de instituições de ensino superior públicas existentes no país - afirmou.
Para o autor do projeto, sua principal contribuição é a possibilidade que ele cria de abrir oportunidades para aqueles que se vêem obrigados a trabalhar durante o dia. No entanto, José Jorge adverte que a tentativa de homogeneizar as universidades, "mediante seu enquadramento em normas rígidas, corre o risco de promover distorções".
A senadora Emilia Fernandes (PDT-RS) propõe uma alternativa por meio de substitutivo. Ela quer que a matéria seja regulamentada mediante atribuição de competência pelo Conselho Nacional de Educação, que analisaria a proposta sob a ótica da heterogeneidade das instituições de ensino superior.
Desse modo, entende Emília, se encontraria solução para um problema apontado pelo relator. Em seu voto em separado, a senadora incorpora o prazo de dois anos para a lei entrar em vigor.
Os outros 13 itens que serão examinados pela comissão incluem projeto do senador Romero Jucá (PSDB-RR) que denomina Rodovia Sylvio Lofêgo Botelho trecho da BR 401, em Roraima; projeto do senador Tião Viana (PT-AC) que inscreve o nome de Plácido de Castro no "Livro dos Heróis da Pátria"; e mais 11 projetos de decreto legislativo que tratam da concessão ou permissão para funcionamento de meios eletrônicos de comunicação.

29/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relator promoverá debate sobre projeto que reserva vagas para negros em universidades

Votações no Plenário adiam debate na CCJ sobre projeto que reserva metade das vagas nas universidades para cotas

CE analisa projeto que reserva 30% de vagas nas universidades para alunos carentes

Projeto que reserva vagas para negros no serviço público e nas universidades é bem recebido

CE concede vista de projeto que reserva vagas em universidades públicas a alunos carentes

Projeto em debate na CCJ institui reserva de vagas e propõe cotas racial e social