Projetos sobre indenizações a vítimas de trânsito tramitarão em conjunto



O projeto que determina a divulgação da possibilidade de indenização às vítimas de acidentes de trânsito pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (DPVAT) teve sua análise adiada, nesta terça-feira (18), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Foi aprovado requerimento do senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) que solicita a tramitação conjunta da proposta com dois projetos de lei do Senado que tratam da mesma matéria.

De acordo com despacho do presidente da CAE, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), a matéria volta para a Mesa do Senado, responsável por anexar as propostas listadas por Mesquita em seu requerimento.O presidente da CAE também encaminhou à Mesa requerimento do senador Osmar Dias (PDT-PR) solicitando a tramitação conjunta de projeto de sua autoria, de nº 37 de 2000.

Osmar Dias disse que o seu projeto é mais amplo do que o texto que veio da Câmara dos Deputados. A proposta não só exige que as seguradoras dêem publicidade às indenizações, -esclarecendo as vítimas de trânsito em potencial sobre seus direitos-, como, segundo o senador, evita o uso indevido dos recursos provenientes dos prêmios do DPVAT. Osmar Dias afirmou que os recursos já foram usados até para pagamento de festas.

Pela justificação do projeto, a atual legislação determina que 45% do dinheiro arrecadado com o prêmio do DPVAT seja destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para custear a assistência médico-hospitalar dos segurados que se acidentaram. Outros 5% vão para o Sistema Nacional de Trânsito para aplicação exclusiva em programas destinados à prevenção de acidentes.

Mas a parcela restante, conforme a justificação, é definida pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNPS) anualmente, por resolução. Desse total, apenas uma parte é utilizada na indenização de sinistros. Em 1999, por exemplo, a resolução do CNPS destinou parte dos recursos à Fundação Escola Nacional de Seguros e outra aos sindicatos de corretores de seguros.




18/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETOS SOBRE O FUNDEF TRAMITARÃO EM CONJUNTO

TRAMITARÃO EM CONJUNTO DOIS PROJETOS SOBRE CRIMES DE POLICIAIS

PROJETOS QUE AMPLIAM POSSIBILIDADES DE SAQUE DO FGTS TRAMITARÃO EM CONJUNTO

PROJETOS QUE ALTERAM REGRAS DA ZONA FRANCA DE MANAUS TRAMITARÃO EM CONJUNTO

PROJETOS SOBRE MÃES ADOTANTES TRAMITARÃO CONJUNTAMENTE

PROJETOS DE COMBATE À POBREZA TRAMITARÃO JUNTOS