Proposta de Marconi Perillo cria fundo de segurança pública



Aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) que cria um fundo de segurança pública. A proposta, que altera os artigos 144 e 167 da Constituição, prevê a criação do fundo mediante a alocação de recursos mínimos em âmbito federal, estadual e municipal.

De acordo com a proposição, (PEC 8/07) a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem criar o fundo com recursos compostos por 5% da receita resultante dos impostos federais e 9% da receita resultante dos impostos estaduais e municipais.

Na justificação da PEC, Marconi Perillo lembra que a Constituição não reserva, como faz para a educação e a saúde, recursos mínimos para a área de segurança pública.

"Com a criação de um fundo de segurança pública, com percentagens estipuladas constitucionalmente, preenche-se essa lacuna e garante-se o investimento em segurança pública, área estratégica e fundamental do Estado", argumenta o senador.

Após ser analisada pela CCJ, a PEC seguirá para o Plenário do Senado para ser votada em dois turnos.



29/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marconi Perillo propõe criação do Fundo do Entorno do Distrito Federal

PROJETO DE MOREIRA MENDES CRIA FUNDO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Capiberibe registra debate sobre PEC que cria fundo para a segurança pública

Nos dez anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, Marconi Perillo aponta seus benefícios para a gestão pública

Proposta de Jereissati cria Fundo Nacional do Petróleo

Proposta cria Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional