Proposta pode tornar inelegível candidato com parentes nomeados no serviço público



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve examinar projeto de autoria do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) que torna inelegível o candidato com parentes ocupando cargos comissionados na mesma circunscrição eleitoral. A matéria (PLS 265/07) também estende aos parentes próximos do candidato as mesmas condições de inelegibilidade aplicáveis aos agentes políticos.

Ao justificar sua proposição, Epitácio Cafeteira explicou que a norma constitucional sobre inelegibilidades carece, ainda hoje, de efetiva aplicabilidade no que diz respeito à isonomia eleitoral e à desincompatibilização de titulares de cargos e funções públicos.

"Com pesar e espanto, verificamos a ocorrência freqüente de nomeações de parentes para o exercício do cargo anteriormente ocupado pelo agente político desincompatibilizado, o que contraria o espírito republicano e fere gravemente a lei saneadora do processo eleitoral", protestou na justificação do PLS 265/07.

Para o senador, sua proposta busca impedir a criação de verdadeiras dinastias políticas em pleno regime republicano. E sustentou que a candidatura de parentes de ocupantes de altos postos na administração pública "é, inegavelmente, beneficiada pelo prestígio ou favorecimento decorrente desse parentesco".

"Considero plenamente aceitável que o espírito público e o mérito surjam em profusão numa mesma família, mas seus membros devem compreender que o importante é a isonomia, não o personalismo. Assim, todos têm que sujeitar-se à regra que impede a acessão de títeres políticos aos cargos públicos", enfatizou ainda Cafeteira, afirmando que sua proposta "homenageia a probidade administrativa, impedindo o uso da máquina pública no processo eleitoral".



18/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Veja as situações que podem tornar um candidato inelegível

Simon quer tornar inelegível o candidato que responda a processo judicial

Lula pode tornar-se inelegível, alerta Osmar Dias

CANDIDATO QUE TIVER CONTAS REJEITADAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL PODE FICAR INELEGÍVEL

Operação de eclusas poderá se tornar serviço público

Projeto torna inelegível candidato condenado por compra de voto