Proposta que coíbe overbooking é aprovada por comissão



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou projeto determinando a indenização de passageiro de transporte aéreo que for vítima de overbooking por parte da empresa aérea. A indenização terá valor equivalente ao da tarifa para o trecho considerado - em classe econômica ou superior, sem descontos - e será paga imediatamente após a empresa negar o embarque. O pagamento será feito em moeda nacional ou na forma de crédito em aberto, a critério do passageiro.

A proposta, de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), compensa o prejuízo do passageiro que comparecer ao aeroporto na hora marcada e com bilhete confirmado, mas for impedido de embarcar porque a empresa aérea confirmou reservas em número superior à capacidade da aeronave.

O PLS 114 de 2004 foi aprovado sob a forma de substitutivo havendo, portanto, necessidade de turno suplementar de votação. Em seu parecer favorável, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) rejeitou três outros projetos similares de indenização que também estavam em tramitação no Senado.

Pelo substitutivo aprovado, a indenização não exime a empresa de garantir ao passageiro prejudicado o direito contratual de transporte previsto no bilhete que poderá ser usufruído, a critério do passageiro, na forma de reembolso do valor do bilhete, endosso da passagem ou acomodação em vôo com serviço equivalente para o mesmo destino, no prazo de quatro horas a contar do horário previsto para o embarque.

Sob a presidência do senador Neuto de Conto (PMDB-SC), a CDR também aprovou requerimento de Serys para realização de audiência pública para discutir o futuro da aviação regional no país com a presidente da ANAC, Solange Vieira, e representantes da Infraero, Embratur e Ministério da Defesa.

Para o senador Jefferson Praia (PT- AM), é urgente a adoção de mecanismos para adequar os aeroportos brasileiros ao movimento crescente de passageiros e voos, especialmente durante o período de festas de final de ano e férias escolares.



02/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta que condena prática do overbooking é aprovada na CCJ

Comissão pode votar proposta para coibir overbooking

Aprovada na CCJ obrigação de indenizar passageiro vítima de overbooking

Proposta coíbe abuso de autoridade

CCJ aprova proposta que coíbe grilagem de terras

Proposta coíbe acordos para liberação do FGTS