Prorrogado até 2002 prazo para INCRA ratificar posse de terras na fronteira



Vai à sanção presidencial projeto de lei da Câmara dos Deputados prorrogando até 31 de dezembro de 2002 o prazo para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) ratificar a posse de terras localizadas a até 150 quilômetros da fronteira. Atualmente, há 22 mil proprietários em 11 estados aguardando a ratificação do órgão. O Senado aprovou a matéria na tarde desta segunda-feira (17) votando o relatório do senador Artur da Távola (PSDB-RJ) para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - CRE .

Durante a votação do projeto que dá mais prazo para a regularização de terrenos para os detentores de títulos de alienação ou concessão de terras feitas pelos estados na faixa da fronteira, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) lembrou que muitos dos documentos exigidos pelo INCRA são difíceis e demorados de conseguir. Ele salientou que a não aprovação da prorrogação de prazo tornaria os títulos nulos.

Os senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e Carlos Patrocínio (PTB-TO) afirmaram que a matéria é estratégica para segurança nacional, por tratar de terras na fronteira. O senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) acredita que mais um ano garantirá prazo suficiente para que todos os títulos pendentes sejam ratificados pelo INCRA.

17/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PRORROGADO POR UM ANO PRAZO PARA REGULARIZAR TERRAS NAS FRONTEIRAS

CAS vai ouvir presidente do Incra para decidir sobre titulação de terras na faixa de fronteira

Acir Gurgacz defende prazo para regularização de terras em faixa de fronteira

Senado aprova prorrogação de prazo para ratificação de concessões de terras de fronteira

Aprovada prorrogação de prazo para ratificação de títulos de concessão de terras em faixa de fronteira

Senado envia à Câmara projeto prorrogando prazo para regularizar terras de fronteira