PT traça estratégias para votação do Orçamento 2003



Os senadores da bancada de apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva reuniram-se nesta quarta-feira (30) para discutir a agenda de votações no Congresso até o dia 15 de dezembro, com destaque para a orçamento da União. De acordo com o senador Tião Viana (PT-AC), um dos coordenadores políticos da transição, o projeto de orçamento enviado pelo Executivo em agosto prevê R$ 15 bilhões a menos de receitas em relação ao orçamento de 2002.

A proposta orçamentária que está sendo discutida no Congresso elimina receitas decorrentes do aumento da alíquota do Imposto de Renda de 25% para 27,5% e da tributação dos fundos de pensão, entre outras fontes. Por isso, o PT tentará negociar com os demais partidos a manutenção das receitas de forma a garantir um aumento dos gastos sociais.

- Todos os partidos estão tratando o orçamento para o ano que vem com a máxima responsabilidade. Esperamos ter êxito nesta negociação política - disse Tião Viana, salientando que a proposta de orçamento foi enviada quando não havia os problemas cambiais atuais.

Tião Viana reafirmou a disposição do próximo governo de elevar os investimento nas áreas sociais.

- Não vemos apenas as estatísticas, mas a partir do cruzamento dos números entendemos que há uma dívida social e é preciso investimento para enfrentá-la - frisou.

O senador disse ainda esperar que o atual governo colabore na busca de soluções para a perda de receitas.



30/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Seminário traça estratégias para popularização da SNCT

Adiada votação do projeto de lei do Orçamento de 2003

Votação final da proposta do Orçamento de 2003 começa nesta terça-feira

Previsão do orçamento para 2003 é de R$ 13,2 bilhões

CE substitui emenda a projeto de Orçamento para 2003

Bancada do PPS divulga avaliação do orçamento para 2003