Publicidade governamental será submetida a lei específica



Proposta segue para exame da Comissão de Constituição e Justiça

Os contratos de publicidade firmados pelo poder público deverão passar a ser regidos por lei específica. Proposta neste sentido (PLC 197/09) foi aprovada, nesta terça-feira (8), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A matéria seguirá, agora, para votação em decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Em seu parecer, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) destaca avanços contidos no PLC 197/09, como a capacidade de tornar "mais transparente e minucioso" o processo de licitação de serviços de publicidade governamental, que deverá se orientar pelos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade e da probidade administrativa.

Além da exigência de certificação de qualificação técnica para as agências inscritas na licitação, o projeto proíbe a inclusão de serviços de assessoria de imprensa, promoção de eventos e relações públicas neste tipo de contrato. Estabelece ainda processo de negociação de preços para a veiculação da publicidade governamental, assegurando-se à administração pública todos os descontos concedidos sobre os preços de tabela.

- Esse projeto é da maior importância, face a distorções verificadas em contratos de publicidade nos governos - comentou Flexa Ribeiro.

Os senadores Antonio Carlos Junior (DEM-BA) e Eduardo Suplicy (PT-SP) também elogiaram a iniciativa de regular os contratos publicitários no setor público por lei específica.

08/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova criação de lei específica para publicidade governamental

CCJ analisa criação de lei específica para publicidade governamental

Senado aprova PEC que limita gastos em publicidade governamental

Plenário vota limites para publicidade governamental

CCT pode votar projeto para dar transparência à publicidade governamental

Proposta de lei específica para o setor teatral será debatida na CE