PUNIÇÃO PARA MAU ADMINISTRADOR TEM PARECER FAVORÁVEL DA CCJ



Os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovaram parecer do senador Jefferson Péres (PDT-AM) favorável ao projeto de lei da Câmara que define os crimes comuns e de responsabilidade cometidos contra as finanças públicas e as leis orçamentárias. A proposta complementa a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Jefferson pediu urgência na aprovação do projeto, pois a Lei de Responsabilidade Fiscal prevê apenas sanções institucionais a prefeitos e demais governantes que não gerenciem os recursos públicos adequadamente. Sem a nova lei, que altera o Código Penal, prefeitos que encerram seus mandatos em dezembro, que promovessem a "tradicional farra de final de mandato", ficariam impunes.
- Sem essa lei, os prefeitos não serão punidos e os municípios serão apenados - afirmou o relator.
O projeto, de autoria do governo, redefine o crime de "denunciação caluniosa" e inclui novos tipos penais relacionados com a gestão orçamentária, financeira e fiscal do setor público. Pela proposta, também são incluídos novos dispositivos à lei que define os crimes de responsabilidade, de modo a tipificar crimes de responsabilidade de prefeitos e vereadores.
"A gestão fiscal responsável constitui instrumento indispensável para a manutenção da estabilidade da moeda e para o desenvolvimento nacional, merecendo, portanto, modernas normas de natureza penal, voltadas para a repressão de condutas que atentam contra as finanças públicas", diz a exposição de motivos encaminhada ao Congresso pelo Planalto.

13/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Punição de prefeitos que descumprirem deveres educacionais recebe parecer favorável da CE

Punição para administrador público que atrasar repasse ao INSS tramita em regime de urgência

CRÉDITOS DE R$ 123,7 MI PARA ANP TÊM PARECER FAVORÁVEL

Indicação para ANS recebe parecer favorável da CAS

Indicação para o Cade tem parecer favorável

INDICAÇÃO DE DIRETOR PARA BC TEM PARECER FAVORÁVEL DA CAE