QUINTANILHA QUER PUNIR CRIMES ELETRÔNICOS



O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) apresentou projeto de lei que estabelece nova pena para os crimes cometidos contra a pessoa, patrimônio, propriedade imaterial e intelectual, costumes, crianças e adolescentes através da utilização de equipamentos de informática e telecomunicações. Segundo a proposta, as penas para esses tipos de crimes, dependendo da gravidade e das conseqüências produzidas, poderão ser aumentadas até o triplo.
Na justificação do projeto, Quintanilha argumenta que a evolução tecnológica tem trazido inúmeras inovações ao cotidiano da sociedade, sobretudo na comunicação de dados, com o surgimento da Internet e do comércio eletrônico. Por outro lado, explicou, esses recursos eletrônicos tem propiciado e facilitado ações criminosas, principalmente envolvendo cenas de sexo explícito e pornografia envolvendo crianças e adolescentes.
- O projeto parte do princípio de que os crimes tipificados no nosso ordenamento jurídico já alcançam as ações dos usuários de meios de informática e telecomunicações, não havendo a necessidade de criação de novos tipos penais. O que se procura é rechaçar a utilização desse novo meio nas condutas criminais - disse o senador.

19/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrícia Gomes defende leis severas para punir crimes sexuais

Delegacia de crimes eletrônicos registra mais de 270 casos este ano

Sancionada lei que aumenta prazo para justiça punir autores de crimes de exploração sexual

QUINTANILHA DEFENDE PROJETO QUE PUNE CRIMES DE INFORMÁTICA

STJ quer punir governante que não paga dívida

Promotoria quer punir Olívio Dutra